Lupa Pet e Reserve4me: tecnologia facilitando o dia a dia

Conheça duas iniciativas incubadas no Tecnosinos que inovaram na pandemia

O cenário de pandemia do novo coronavírus (Covid-19) nos traz uma série de desafios. Para isso, as startups, com sua agilidade, são as mais bem adaptadas para trazer novas soluções e serviços. Seguindo a trilha da inovação, surgem no Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos, uma série de iniciativas para estimular o desenvolvimento de setores que foram prejudicados pela pandemia. Dois exemplos deste processo são as startups Reserve4me e a Lupa Pet, que criaram serviços para auxiliar as indústrias pet e alimentícia, que vinham em crescimento e foram fortemente afetados pela pandemia.

RESERVE4ME

Nos últimos anos, a indústria da alimentação notava um constante crescimento do mercado de produtos artesanais e orgânicos, que se apresentavam como uma solução mais saudável e, em muitos casos, mais barata para a população. Com a chegada da pandemia, o setor foi fortemente prejudicado, devido à sua natureza de produção familiar e a dependência de feiras para a comercialização dos produtos. As regras de distanciamento trouxeram uma série de restrições logísticas e é neste ponto que se apresenta a Reserve4me.

Criada por Danielle Cosme e Francine Kruger em março de 2020, a startup busca facilitar o acesso de produtos orgânicos para o consumidor. Através de um aplicativo que conecta diretamente produtores rurais e seus clientes, Francine, que mora na Alemanha, identificou uma oportunidade na dificuldade que tinha para comprar alimentos que não fossem fast food. Então em sociedade com Danielle, e tendo Rainer Kruger como desenvolvedor, criaram a empresa e, em menos de 2 meses, o app estava rodando na plataforma Google e já com clientes e fornecedores ativos.

O app Reserve4me é inspirado pelo sistema take Away, buscando facilitar a logística de produtos orgânicos, comercializados por pequenos produtores rurais. Sem cobrar taxa pelo serviço, o app conecta o produtor com os clientes, possibilitando a busca de produtos e estabelecimentos próximos e a compra agendada. Atuando na grande Porto Alegre, Vale do Sinos e em todo o território alemão, o app conecta 1260 clientes com mais de 60 fornecedores, estimulando o crescimento desse setor que foi fortemente impactado pela pandemia.

Em dezembro de 2020 a empresa começou seu processo de incubação dentro do Tecnosinos e vem se utilizando das consultorias e formando parcerias com outras startups da área da alimentação presentes no parque. Tudo para que a Reserve4me possa seguir seu caminho levando comida orgânica de qualidade para o prato de famílias no Brasil e na Alemanha.

LUPA PET

A Lupa Pet é outro exemplo inovador, que criou um buscador de serviços pet, conectando tutores a empresas de serviços pet através da geolocalização. O usuário realiza a busca do serviço desejado, efetua o agendamento e o pagamento direto pela plataforma da Lupa, 24 horas por dia, 7 dias da semana, com comodidade e segurança.      

Idealizado por Sônia Evaldt e desenvolvido em sociedade com Daniel Nunes, o app tem o modelo de negócio baseado em uma tecnologia disruptiva que veio para ficar, já existe em muitos setores e representa uma nova realidade. Funcionando como um hub de serviços pet e oferecendo uma solução ágil de busca, agendamento e pagamento de serviços. Considerando que o consumidor está apto e aderente a este modelo de comportamento e relacionamento com o mercado, visto o sucesso de empresas como Amazon, Magalu entre outras. 

Da mesma forma, o mercado pet, ou seja, as clínicas veterinárias e pet shops, necessitam de uma vitrine digital que seja ágil, fácil de usar e de baixo custo. Neste caso, a empresa entrega um composto de site, app e e-commerce que vai reposicionar o lojista pet como alvo do consumidor digital.

A empresa iniciou sua incubação em março de 2021 e neste período está focada em se desenvolver na medida certa, construindo os alicerces para seu crescimento futuro. Por se tratar de uma necessidade real em um mercado tão forte no país, é importante que o serviço seja desenvolvido respeitando todos os processos, para que esteja totalmente adaptado ao seu mercado no momento de lançamento. Apesar da calma, hoje a Lupa Pet, já conta com mais de 25 empresas em lista de espera, para comercializar seus produtos através da plataforma, o que gera um otimismo ainda maior por parte dos sócios.


18 de Maio de 2021
Lupa Pet Notícias das Startups Reserve 4me Tecnosinos