Linha Direta, o aplicativo que combate a violência

Já pensou em um aplicativo que pode auxiliar você quando se sentir em situações de risco ou ameaçado? O Linha Direta é um app que nos deixa preparado para emergências. Criado por uma startup incubada no Tecnosinos, o Linha Direta tem uma nobre função: o propósito de salvar vidas.

A ideia surgiu a partir do CEO do Linha Direta, Leonardo Gandelman, que viu em si mesmo e em sua família a necessidade de uma mais segurança. “A ideia partiu de uma necessidade minha, de dar mais proteção para mim e para minha família, e eu vi que poderia fazer isso também para meus vizinhos, para meu bairro para a minha cidade e assim sucessivamente”, revela.

Gandelman conta que percebeu no Rio de Janeiro, cidade onde mora, um aumento dos índices de violência em 2016. “Eram muitos assaltos, e vi que precisava proteger minha família”. A partir daí chega o Linha Direta, uma plataforma mobile que é direcionada para todo mundo que se sinta ameaçado em algum momento.

Violência doméstica

O CEO ressalta que o app não é exclusivo para casos de violência doméstica, mas tem um viés muito forte nesse sentido. “Conseguimos algumas funções nele muito voltadas para violência doméstica, inclusive fomos o canal oficial da Patrulha Maria da Penha no Rio de Janeiro.

Como funciona?

O Linha Direta só precisa que você aperte um botão no momento em que a situação de violência esteja ocorrendo. O aplicativo grava 15 segundos do que está acontecendo, e envia um alerta com a localização e a gravação para os contatos que foram selecionadas.

Após isso, fecha sozinho automaticamente. De acordo com Leonardo, o fechamento se dá para que, caso o autor da violência ou agressão tome o celular da vítima, ele não verá que foi acionado um contato de emergência.

O alerta é recebido pelos contatos, dando os caminhos para chegar o mais rápido até o local. Funcional, já foi usado muitas vezes, e tem sido ainda mais usado nesse momento de pandemia, garante o executivo. É possível também inserir no app o contato da Polícia da Região, desde que se tenha convênio com a entidade.

Em todo lugar

O aplicativo funciona em todo o país e, mais do que isso, e está indo para o mundo todo. “O Linha Direta atende muito a questão da violência contra mulher, e pode ser usado em qualquer lugar do mundo”, salienta. Inclusive, a ferramenta já conta com tradução online, ou seja, pode ser utilizado no Japão com o idioma nativo deste país.

Apoio Sonoro

Um fator importante para Leonardo Gandelman é que o Linha Direta também emite um alerta sonoro. “É literalmente uma sirene. Então se consegue localizar pelo som também”. Essa função dá ainda mais precisão ao aplicativo, uma vez que a violência pode estar ocorrendo em um condomínio com muitas residências, o que dificultaria de encontrar a vítima.

O Linha Direta surge como uma possibilidade de conectar pessoas com objetivo promover a segurança. É uma forma fácil, rápida e segura para que todos possam contactar amigos, familiares, instituições, autoridades ou quem desejar em momentos de emergência.

Seja em casa, no trabalho, em seu trajeto ou em qualquer lugar do mundo que esteja, com o Linha Direta haverá mais segurança com o Linha Direta. “Salvar vidas, é isso que o Linha Direta faz”, finaliza o CEO.

A plataforma é completamente gratuita e pode ser baixada tanto para Android como IOS.


03 de Julho de 2020
Destaque