Empreendedora gaúcha recebe Prêmio Mulan no BRICS Women Innovation Contest 2021

Cofundadora da startup Raks Tecnologia Agrícola, a estudante de Ciência da Computação da Unisinos, Fabiane Kuhn, 25 anos, recebeu o Prêmio Mulan no BRICS Women Innovation Contest 2021. A iniciativa visa destacar a inovação feminina nos países do BRICS, levando em consideração o espírito trabalhador e apaixonado da mulher, a responsabilidade social, e tecnologia e modelo de negócios da empresa liderada por ela e o pensamento estratégico. A cerimônia de entrega da premiação ocorreu no dia 30 de julho, em Beijing, na China.

A jovem empreendedora conta que ficou honrada em ser uma das três brasileiras selecionadas. “Estou muito feliz. O prêmio reconhece as coisas incríveis que as mulheres estão fazendo nos países integrantes do Brics. É importante demonstrar que é possível para cada uma de nós fazer a diferença nos processos. Seja trabalhando com tecnologia, no campo ou em outra área”.

Ao todo foram 15 premiadas, sendo 3 representantes de cada um dos países envolvidos na iniciativa (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). A entrega do reconhecimento ocorreu no dia 29 de julho, na China. O Conselheiro de Ciência, Tecnologia e Inovação da Embaixada do Brasil, Jose Roberto de Andrade Filho, recebeu o prêmio em nome das brasileiras.

Saiba mais sobre a Raks

Instalada no Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos, a Raks Tecnologia Agrícola oferece um sistema de manejo inteligente da irrigação, indicando ao produtor rural quando e quanto irrigar. Para isso, a solução conta com sensoriamento remoto para monitoramento da umidade do solo e integração com dados de planta e de clima, visando um aumento de produtividade e uma redução nos custos de energia elétrica e água.

Além do aspecto econômico, a empresa contribui positivamente no viés de sustentabilidade, através do uso eficiente dos recursos hídricos na agricultura, setor responsável por 70% do consumo de água mundial.


11 de Agosto de 2021
Destaque RAKS Tecnosinos