ITT Performance marca presença na 23ª edição do Evento Construsul, o maior evento da construção civil da Região Sul

 

O Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil (ITT Performance), marcou presença na 23ª edição do Evento Construsul – uma das principais feiras internacionais para a área da construção civil.  O evento foi realizado durante os dias 02 a 05 de agosto, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre (RS).

Depois de dois anos de pandemia, o evento, que teve sua última edição em 2019, voltou a ser realizado de forma presencial. Superando o número de visitantes de edições anteriores, contou com cerca de 300 expositores, tornando-se o maior evento da construção civil da Região Sul já realizado.

O Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil da Unisinos, apresentou soluções de desempenho em sistemas construtivos inovadores e convencionais, assim como apoio tecnológico no desenvolvimento de novos produtos para a construção civil.

O estande, com quase 70 metros quadrados, contou com alguns equipamentos do Instituto, como por exemplo como a câmera termográfica posicionada na frente do estande para identificação da emissão de calor, usada em ensaios de incêndio, onde a câmera é posicionada do outro lado de uma parede que está em chamas, para saber o quanto está irradiando de calor de uma sala a outra, e identificar o nível de isolamento térmico que a parede possui.

TODOS OS LABORATÓRIOS PRESENTES

No estande também constava materiais usados para ensaios dos 3 laboratórios: (1) Laboratório de Segurança Estrutural (LaSE) – contando com amostras de corpos de prova de concreto (com diferentes tipos de reforço) dos ensaio de compressão e flexão, e barras de FRP em que foram realizados ensaios de tração; (2) Laboratório de Segurança Contra Incêndio (LSCI) – materiais ensaiados na reação ao fogo, com amostras dos ensaios de ignitabilidade (manta de lã de pet), incombustibilidade, densidade óptica e SBI (divisória leve); e (3) Laboratório de Acústica, Vibrações, Iluminação e Térmico (LaVIT) – com os equipamentos que são utilizados para ensaio de ruído aéreo e ruído de impacto, em laboratório e em campo, bem como os paineis cobogó acústico que foram ensaiados na câmara reverberante, para determinação do coeficiente de absorção sonora.

A UNISINOS também esteve representada por professores e pesquisadores dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura da Unisinos, assim como o Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil.

Para a coordenadora do Instituto Tecnológico, Maria Fernanda, o evento foi uma excelente oportunidade para criar conexões com a realizada da indústria da construção civil, pois segundo ela “Nesses 2 anos de pandemia entraram em vigor muitas normas técnicas de segurança e outras foram alteradas pela ABNT, onde muitos profissionais e empresas foram em busca do instituto para identificar essas mudanças.”.

A volta ao presencial, que todos estavam ansiando a tempos, trouxe também um termômetro do setor produtivo da construção civil do estado, onde consegue se permitiu criar um panorama da relação entre o itt Performance e as empresas do setor. Segundo a Coordenadora “Boa parte das empresas que estavam na Construsul já realizaram ensaios no ITT performance, e estavam divulgando nos seus próprios estandes o resultado desses ensaios”. Levando o nome do Instituto e da Unisinos para além de só um espaço no evento.

PALESTRAS E NOVAS TECNOLOGIAS

Durante o evento o ITT Performance ministrou um seminário com o tema soluções para sistemas de fachadas, em duas palestras: (1) Desempenho acústico e térmico de fachadas e (2) Segurança contra incêndios em fachadas. Foi apresentado seu mais novo ensaio de teste de fogo em fachada em tamanho real, sendo o primeiro instituto a realizar esse ensaio no país.

STARTUPS TAMBÉM GANHARAM UM ESPAÇO NO ESTANDE

Estiveram presentes no estande startups voltadas para a construção civil que estão incubadas ou que já passaram pelo programa de incubação na Incubadora UNISINOS: Sinconstruct, Constructin e First Planner.

O foco da Sinconstruct é o serviço de integração do Building Shell na fase de projeto e o gerenciamento de tempo e qualidade da cadeia de fornecimento e montagem de seus componentes com foco especial na estrutura metálica para garantir o perfeito sincronismo da entrega.

Já a Constructin visa o acompanhamento e evolução das obas, onde torna a gestão das obras um processo mais barato, ágil e eficiente. Tornando possível visitas virtuais em uma obra e ver cada detalhe em fotografias de 360º dentro de sua plataforma. Acompanhando o desenvolvimento de cada estágio do projeto e sua evolução, podendo também adicionar todo seu time no sistema, anexar documentos e anotar informações diretamente nas imagens.

A First Planner, também visa soluções para monitoramento de obras, porém usando um software de gestão e delegação de tarefas, contando também com cronogramas e monitoramento da progressão de suas obras.


12 de Agosto de 2022
Destaque Tecnosinos