Hackathon para a Saúde movimenta o Tecnosinos e premia soluções inovadoras

Nos dias 6 e 7, o prédio Unitec 1, no Tecnosinos, recebeu o Hackathon para a Saúde, iniciativa promovida pelo Ecossistema de Inovação de São Leopoldo (Ei, São Leopoldo!). O evento reuniu talentos de diversas áreas para desenvolver soluções capazes de responder a desafios reais do setor da saúde.

Foram dois dias intensos de criatividade, colaboração e inovação. A proposta da ação foi desenvolver soluções reais para desafios do setor, proporcionando uma experiência ao lado de mentores especializados, palestras inspiradoras e premiações que impulsionarão os projetos.

O Hackathon para a Saúde é uma iniciativa do Ecossistema de Inovação de São Leopoldo, uma realização do Sistema FIERGS, por meio do SESI-RS, com apoio do SEBRAE e do SICREDI.

🥇 1º lugar – Dona Dose

A equipe vencedora (formada por Cristiana, Isabela, Anthony e Jennifer) desenvolveu uma solução focada em aumentar a adesão ao tratamento medicamentoso, enfrentando um problema que atinge cerca de 50% da população, que não segue corretamente suas prescrições. Esquecimento, desorganização e falta de conhecimento foram alguns dos fatores considerados. A proposta busca eliminar barreiras, oferecendo suporte direto ao paciente e ao profissional de saúde, que muitas vezes não consegue acompanhar a rotina após a consulta.

🥈 2º lugar – Cooruja

A Cooruja foi a segunda colocada (equipe formada por João Pedro, Augusto, Emanuel, Gabriel, Guilherme, Leonardo), e apresentou um sistema de câmeras com inteligência artificial voltado ao monitoramento do uso de EPIs em ambientes industriais. A solução oferece: Detecção automática de profissionais sem EPI e em áreas de risco; Alertas em tempo real para apoiar a fiscalização; Dashboards de indicadores de segurança ao longo do tempo. Com isso, o projeto busca aumentar a segurança e reduzir riscos para trabalhadores em ambientes industriais.

🥉 3º lugar – Vacina Ação

O terceiro lugar ficou com o Vacina Ação (equipe formada por Eduardo, Freliannys, Lucas, Vitória e Yasmin), solução criada para combater a baixa taxa de vacinação, motivada principalmente pela falta de informação e não pela falta de intenção. A proposta conecta o WhatsApp ao sistema do SUS, permitindo que a população visualize vacinas disponíveis na cidade e locais onde encontrá-las, facilitando o acesso e a tomada de decisão.

Todas as equipes que formaram o pódio do evento receberam como premiação a participação no processo de pré-incubação na Unitec, incubadora de base tecnológica da Unisinos. Todo o processo é realizado no Tecnosinos, possibilitando aos pré-incubados desenvolverem a ideia proposta no hackathon.


10 de Dezembro de 2025
Destaque Tecnosinos