Governança do Tecnosinos recebe diretora do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Na tarde desta segunda-feira, dia 26, aconteceu a primeira reunião do ano da Governança do Tecnosinos. O encontro contou com a presença da diretora de Apoio aos Ecossistemas de Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Sheila Oliveira Pires.

Na oportunidade, Sheila falou sobre as atribuições da pasta que ocupa, entre elas a de implementar políticas nacionais de desenvolvimento tecnológico e apoio ao empreendedorismo inovador. “O recorte das agendas do MCTI é promover a inclusão por meio do desenvolvimento tecnológico e da inovação. A mudança começa quando as ações fazem a diferença na sociedade, por isso nossos programas têm um olhar especial para os negócios de impacto socioambiental”, afirmou.

A diretora apresentou vários programas de apoio e incentivo à inovação que estão sendo preparados para uma nova edição. Dentre eles, destacam-se o Conecta Startup Brasil, Centelha, Catalisa ICT e Mulheres Inovadoras.

O reitor da Unisinos, Pe. Sergio Mariucci, expressou sua satisfação com a presença da diretora do MCTI e reforçou que essa colaboração trouxe perspectivas promissoras tanto para o Parque Tecnológico quanto para a Universidade.

O presidente da ACIST-SL, Daniel Klafke, reiterou o apoio do setor empresarial para as iniciativas que estimulam a ampliação das empresas focadas em Tecnologia e Inovação, bem como a atração de novos investimentos no setor. Klafke destacou que uma das bandeiras da entidade será a ampliação de atrativos para estes negócios, a exemplo do sandbox regulatório. “A ACIST-SL quer ser cada vez mais parceira indutora de crescimento e a ampliação e fortalecimento do ecossistema de inovação vem ao encontro deste objetivo, que será alcançado com a integração de todas as instituições”, acrescentou. Oldemar Brahm, vice-presidente de Tecnologia da ACIST-SL e presidente do Polo de Informática de São Leopoldo, acrescentou que o foco de todo este planejamento é trazer desenvolvimento para a cidade. “O maior bem social é o crescimento das empresas locais, que ao receberem incentivos para ampliar seu negócio, geram mais empregos e mais arrecadação”, pontuou.

Pautas da reunião

O gestor executivo do Tecnosinos e de Inovação e Tecnologia da Unisinos, Silvio Bitencourt da Silva, apresentou um resumo das últimas ações do Parque Tecnológico São Leopoldo. Entre as comunicações, atualizou o andamento do Projeto Finep, elencando as próximas etapas da expansão da Unitec 4, com previsão de conclusão da reforma para outubro de 2024.

A parceria entre Tecnosinos e Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI) também foi citada: dentro do propósito de aportar recursos para qualificação de gestores e empreendedores do Parque, o Tecnosinos será o polo da região Sul do ANPEI Academy, uma iniciativa da entidade que oferece cursos na área inovação.

Bitencourt ainda mostrou o calendário de atividades do Tecnosinos para 2024. “Elaboramos um calendário bem estruturado que prevê ações promovidas pelo Parque com intenção de manter nosso ambiente intenso e vibrante. Além disso, marcaremos presença em eventos relevantes ligados ao ecossistema de inovação”, explicou.

Por fim, ainda foram abordadas as expectativas com o novo edital do 3 Mil Talentos TI, que está com inscrições abertas até o dia 03 de março. O programa foi desenvolvido a partir de um diagnóstico da Governança e tem como meta oportunizar 3 mil bolsas de estudo gratuitas até 2024. O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, considera o projeto uma experiência inédita de qualificação profissional. “Além da formação para o mercado de trabalho, essa iniciativa impacta a vida de jovens e suas famílias”, completou.

Também estiveram presentes na reunião o vice-reitor da Unisinos, Artur Jacobus, o pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais da Unisinos, Guilherme Trez, a diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Maura Corcini Lopes, o chefe de gabinete da Reitoria, Tiago Lopes, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec) de São Leopoldo, Juliano Maciel, o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Mário Rosito, o diretor do Senac São Leopoldo, Marcus Guazzelli e o responsável pelas Relações Institucionais e Infraestrutura da Unitec, Michael Moreira.


27 de Fevereiro de 2024
Destaque Tecnosinos