Governança do Tecnosinos discute atualizações do Plano Estratégico e projetos para o Parque Tecnológico

Na última sexta-feira, 18, uma reunião da Governança do Tecnosinos, compartilhada pela Unisinos, a Prefeitura de São Leopoldo, a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (ACIST-SL) e a Associação das Empresas do Polo de Informática de São Leopoldo, marcou um importante momento de atualização e planejamento conjunto. Na ocasião, o gestor executivo do Tecnosinos e diretor da Unitec, Silvio Bitencourt da Silva, apresentou aos representantes do grupo uma visão abrangente das atividades e projetos em andamento, reafirmando o papel do Parque Tecnológico São Leopoldo como um ambiente vibrante de inovação.

Uma das principais pautas abordadas foi a execução do Edital FINEP de Parques Tecnológicos. Nesse contexto, Bitencourt delineou o cronograma detalhado das atividades que conduzirão à expansão da Unitec 4, apresentando também o projeto arquitetônico que guiará as reformas a serem realizadas. A proposta visa não somente aprimorar a infraestrutura já existente, mas também criar espaços funcionais, incluindo laboratórios especializados e uma sala de conectividade digital. “Esse esforço conjunto tem como objetivo oferecer um ambiente favorável à criatividade, proporcionando às empresas um espaço que estimule a inovação”, explicou.

A inserção estratégica de São Leopoldo como uma cidade tecnológica também foi destaque na reunião, com foco na participação no Health Meeting Business & Innovation. O propósito de envolvimento neste evento é de posicionar o município como um centro propício para a instalação de empresas do setor de saúde a partir do Parque, que serão ancoradas pelo conhecimento produzido na Unisinos. Nesse sentido, healthtechs já situadas no Tecnosinos confirmaram presença na feira que acontecerá entre os dias 2, 3 e 4 de outubro, em Porto Alegre.

Além disso, foram mencionados esforços para fomentar o espírito empreendedor na região, evidenciados por iniciativas como as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e a colaboração com o Sebrae X. Essas ações foram citadas como mecanismos promissores de estímulo à inovação e ao desenvolvimento econômico.

A reunião contou ainda com a presença do sócio-diretor da SPI, Tadeu Vianna, que anunciou o lançamento do Metaindustry Lab. Este projeto, dedicado ao estímulo da Indústria 4.0, ganhará impulso com o apoio do Tecnosinos.

Também participaram do encontro o reitor da Unisinos, Pe. Sergio Mariucci, o vice-reitor da Unisinos, Artur Jacobus, a diretora da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação, Maura Corcini Lopes, o chefe de gabinete da Reitoria, Tiago Lopes, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedettec), Mário Rosito, o responsável pelas Relações Institucionais e Infraestrutura da Unitec, Michael Moreira, o presidente do Polo de Informática de São Leopoldo, Oldemar Brahm, o presidente da ACIST-SL, Felipe Feldmann, o vice-presidente de Tecnologia da ACIST-SL, Daniel Klafke e a diretora do Senac São Leopoldo, Andresa Custódia.

Plano estratégico e engajamento nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Com o olhar para o futuro, Bitencourt destacou o processo de revisão do plano estratégico da Incubadora Unitec. Além disso, abordou outras frentes de atuação em desenvolvimento, como a associação em entidades representativas e o estímulo ao desenvolvimento de talentos.

Também comunicou o engajamento do Parque Tecnológico aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas. Essa iniciativa busca avaliar os impactos tanto do Tecnosinos quanto da Incubadora no avanço dos princípios de trabalho digno e crescimento econômico, bem como estímulo à inovação. Esse compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento reflete a postura do Parque em relação às questões de relevância global atuando localmente.


22 de Agosto de 2023
Destaque Tecnosinos