Fundação Liberato busca doações ou empréstimos de computadores para auxiliar estudantes carentes

Adaptação. Esta é uma das necessidades em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que obrigou a sociedade a adotar diversas medidas de isolamento social. Na rede de ensino, a adoção das aulas remotas colocou educadores e estudantes diante de desafios que vão, desde a dificuldade perante a mudança do esquema escolar até o não acesso a equipamentos básicos para o estudo em casa, como, por exemplo, computador e internet.

Com cerca de 3.500 alunos, a Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo, encontrou uma forma para ajudar os estudantes que não possuem as condições adequadas para se dedicarem às atividades remotas. De acordo com o Coordenador do Curso Técnico de Eletrônica da Fundação Liberato, Lucas Luis Gutkoski, a escola mantém as aulas através de tarefas domiciliares de seus professores. “Os estudantes estão recebendo as atividades remotamente, de forma adaptada. Como os alunos possuem renda familiar variável, nem todos estão conseguindo acompanhar as aulas como gostariam”.

Ao mapear a necessidade de equipamentos para os alunos, em especial os 400 estudantes de eletrônica, o professor do Curso de Eletrônica da Fundação Liberato, Irineu Roncon, percebeu que alguns alunos relatavam que gostariam de assistir as aulas, mas não estavam conseguindo por falta de equipamento ou acesso à internet. Diante deste cenário, a Fundação Liberato resolveu lançar uma campanha para doação ou empréstimo de computadores para auxiliar aqueles alunos que não possuem condições de acompanhar as aulas de maneira virtual.

Para a ex-aluna da Fundação Liberato e sócia da Raks Tecnologia Agrícola, Fabiane Kuhn, em situações como a pandemia da Covid-19, percebemos ainda mais a importância da ciência e da educação de qualidade. “A Liberato mudou a minha vida. Foi um divisor de águas na minha carreira profissional e vida pessoal. Me ensinou a coisa mais importante de todas, que é a capacidade de aprender e de se adaptar”.

Fabiane ressalta a importância do ambiente escolar para a formação dos alunos, em especial da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que incentiva os jovens a aprender e buscar a solução de problemas através de projetos de pesquisa. “A Raks nasceu na Liberato, que possui estudantes de diversas classes sociais, com e sem bolsa de estudos. Todos merecem continuar aprendendo nesse momento delicado. Conseguimos fazer a doação de um notebook, que esperamos fazer a diferença na vida de um estudante”.

Como ajudar

Quem deseja colaborar com a iniciativa, deve entrar em contato com a Fundação Liberato através dos e-mails ensino@liberato.com.br ou eletronica@liberato.com.br.


31 de Julho de 2020