Fazcomex conquista Prêmio Exportação RS 2020

A FazComex, startup que desenvolve sistemas para o Comércio Exterior, conquistou no dia 15 de dezembro o Prêmio Exportação RS 2020, na categoria Serviços de Suporte à Exportação. Considerado o maior evento do segmento do país, o Prêmio Exportação RS destaca empresas que conquistaram os melhores resultados mercadológicos e desenvolveram estratégias inovadoras para expor e comercializar seus produtos no mercado internacional.⠀

 

E foi um momento de muita alegria para toda a equipe, de acordo com Sinara Bueno, sócia e co-fundadora da FazComex. “Com apenas três anos de existência, a gente já conseguiu trazer resultados muito importantes e nesse prêmio a gente esteve ao lado de empresas que são muito grandes e reconhecidas no nosso estado”, comemora.

 

A FazComex existe desde de 2017, e atua com tecnologia para comércio exterior. São sistemas que ajudam exportadores e outros intervenientes do setor, como despachantes aduaneiros e importadores, a agilizarem processos em suas rotinas.

 

De acordo com Sinara a ideia da startup surgiu justamente porque no Brasil ocorria uma reformulação de processos de exportação. Toda a parte operacional do comércio exterior, de documentação,  passava por readequações. “Então, dentro dessa ideia, surgimos com a proposta de oferecer soluções pertinentes para o mercado” , explica.

 

Assim, o principal serviço da FazComex é um sistema que elabora a Declaração Única de Exportação (DU-E), auxiliando os operadores a elaborarem o documento que é obrigatório na maioria das exportações. “Ele agiliza e facilita as operações de exportação, e traz bastante eficiência para os profissionais, aumentando em 5 vezes a produtividade”

 

Com um único escritório em São Leopoldo, no Parque Tecnológico de São Leopoldo – Tecnosinos, a startup conta com uma equipe de 10 pessoas, e atende mais de 170 empresas, em 20 estados do país. “Por onde passamos, a gente faz questão de ressaltar que fazemos parte do Tecnosinos”, salienta. Hoje, são mais de 700 usuários cadastrados somente neste módulo. 

 

Sinara explica que em 2019, 5% das exportações nacionais passaram por dentro do sistema da FazComex. “A gente considera um percentual bem expressivo”, revela a sócia. Tanto é que o prêmio é referente a esse resultado. “Neste mesmo ano, foram elaborados mais de setenta e sete mil documentos dentro do nosso sistema”.

 

E a expectativa é seguir no caminho do crescimento. “A gente ficou muito contente mesmo, e com esse prêmio dá ainda mais vontade de inovar, de continuar trazendo a nossa pequena contribuição pro comércio exterior brasileiro”, afirma. Para ela, os sistemas da FazComex têm impactado o mercado, e a conquista do prêmio gera mais motivação para continuar nessa caminhada.


23 de Dezembro de 2020
Empresas FAZ COMEX Tecnosinos