Faba: Startup de foodtech ganha Prêmio Destaque Unitec 2020

Faba desenvolveu ingrediente de origem vegetal pioneiro no Brasil com características semelhantes ao ovo de galinha

Foi com muito estudo e vontade de tornar a alimentação da sociedade mais sustentável que nasceu a Faba – Mudando o mundo de grão em grão. Em latim, Faba significa grão. Incubada na Unidade de Inovação e Tecnologia – UNITEC desde 2019, a startup de foodtech desenvolveu um ingrediente vegetal a partir do grão de bico com características muito parecidas às do ovo de galinha.

A Faba foi idealizada pelos engenheiros Rodrigo Kayser e Frederico Boff Hofstatter. Ambos são apaixonados por alimentos e enxergaram oportunidades a partir da mudança do mercado, que passou a preferir alimentos mais saudáveis e sem ingredientes animais. “A gente nasceu pra ser uma indústria de ingredientes”, conta o CEO da startup, Rodrigo Kayser. 

Prêmio Destaque Unitec 

Em 2021 a startup concorreu com mais de 40 empresa participantes do processo de incubação e recebeu o Prêmio Destaque UNITEC 2020. É reconhecida como empresa destaque aquela que foi mais votada pela Equipe de técnicos da UNITEC e os parceiros de negócios da incubadora, que atuam rotineiramente com as startups incubadas. Cada jurado pode fazer a indicação de 3 empresas. “Acho que o TECNOSINOS acompanhou a nossa jornada, viu que nos esforçamos, que não ficamos parados reclamando da vida na pandemia. O TECNOSINOS é um parceiro nosso, nos entusiasma. Para nós é muito importante receber esse prêmio”, diz Rodrigo. 

H2 Faba

O H2 Faba é o nome do ingrediente criado pela empresa a partir do grão de bico. No Brasil este ingrediente é único e pioneiro. A substância é líquida e tem a função de provocar emulsão e o poder de espuma, características que o ovo também possui. Além disso, consegue deixar os alimentos úmidos por mais tempo, como é o caso de bolos, por exemplo. “É um grande desafio para a indústria ter alimentos de base vegetal. O nosso ingrediente ajuda a retirar o animal da equação, ajuda a ter um processo de obtenção de alimentos mais barato, mais curto, menos agressivo ao meio ambiente”, explica Rodrigo. 

MayOh 

A maionese MayOh é um produto desenvolvido pela Faba a fim de mostrar ao mercado que o H2 Faba é eficiente.  É a primeira e única maionese brasileira de origem 100% vegetal e sem aditivos artificiais. “No começo da pandemia pensamos: vamos criar um produto que o mercado já consome para mostrar que o H2 Faba funciona. Cerca de 86% dos lares brasileiros têm maionese na geladeira”, disse Rodrigo. Segundo o CEO, o produto se assemelha à maionese caseira e pode ser consumido por veganos. A maionese é comercializada no varejo com três sabores: tradicional, ervas verdes e chipotle, de pimenta e é comercializada nos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. 

 


17 de Agosto de 2021
Faba Tecnosinos