Estão abertas as inscrições para o Programa 3 mil Talentos TI

Evento de lançamento do segundo edital do programa foi realizado na quarta, 30

Texto: Rafaella Schardosim/PMSL

O futuro de São Leopoldo passa pela tecnologia. Dando mais um passo rumo ao desenvolvimento inovador e tecnológico, na última quarta-feira, 30 de março, a Prefeitura, em parceria com o Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos e o Senac Fecomércio – RS, fez o lançamento do edital que abre o segundo ciclo do Programa 3 mil Talentos TI. Nesta fase, serão ofertadas 420 bolsas de estudo gratuitas nos cursos na área de Tecnologia da Informação (TI) para pessoas entre 15 e 39 anos de São Leopoldo. As inscrições já estão abertas, e podem ser realizadas até 13 de abril pelo site oficial do programa.

O Programa 3 mil Talentos TI, parte do Programa Inova São Léo, busca oferecer formação de qualidade para jovens e adultos leopoldenses, conectando com oportunidades que garantam renda. Além disso, suprir as necessidades do setor tecnológico, considerando uma taxa de crescimento médio histórico de 20% ao ano, estima-se que haverá uma demanda latente para o preenchimento de 6 mil novos postos de trabalho no Tecnosinos nos próximos 3 anos.

O evento de lançamento, que contou com a participação de diversos empresários do setor da tecnologia e alunos já formados pelo primeiro ciclo, também serviu como uma oportunidade de conectar os talentos formados ou em formação pelo programa, com as vagas disponíveis nas empresas do setor de tecnologia da informação e demais segmentos.

Bolsas de estudo

Além do Programa 3 mil talentos TI, quatro estudantes da rede pública municipal ainda foram contemplados, dentro dos critérios de seleção, com uma bolsa de estudos no Senac para o ensino médio integrado com o curso técnico de informática. As quatro jovens que já cursaram a primeira fase do 3 mil Talentos, receberam essa oportunidade, como uma contrapartida do acordo realizado entre a entidade e a Prefeitura, que disponibilizou as bolsas completas do Ensino Médio. Uma delas, a estudante, Andriele de Fraga, 16 anos, conta que o curso do primeiro ciclo foi muito importante para abrir seus horizontes, além disso, manifestou o desejo de seguir na área da tecnologia e fazer mais cursos pelo 3 mil Talentos. “Aprendi muito sobre a área de programação, e estou usando os conhecimentos no ensino médio integrado. Não imaginava que o curso teria tanta importância na minha vida, me ensinando tantas coisas que vou levar comigo, e pretendo seguir nesta área. Agora na segunda fase, quero fazer outro curso para seguir aprendendo e crescendo na tecnologia”.

O prefeito Ary Vanazzi ressaltou que a preocupação da gestão é o investimento em políticas públicas que desenvolvam o futuro, mas que conta com o apoio dos empresários para oferecer oportunidades para a população. “Sabemos da demanda que temos em São Leopoldo no setor da tecnologia, muitas vezes o trabalhador que temos aqui é de outras cidades porque não temos mão de obra qualificada. Pensando nisso, elaboramos o programa, para investir ainda mais na cidade e na nossa população, distribuir a renda, o emprego e a educação. Queremos que nossa juventude saia da escola já com uma perspectiva de futuro, por isso contamos com o apoio dos empresários que olham para esses jovens com essa visão de oportunidade e futuro”, destacou Vanazzi.

De acordo com o diretor da Unitec e gestor executivo do Tecnosinos, Silvio Bitencourt da Silva, a atuação em tríplice hélice ajudou com que o programa tivesse bons resultados já na primeira fase. “Já estamos percebendo os reflexos e resultados deste programa de suma importância para o desenvolvimento da cidade, com a formação de jovens que serão o futuro. Somente por meio da governança o Parque não alcançaríamos o resultado que estamos tendo, por isso se faz tão necessária esta parceria com poder público e iniciativa privada.”, destacou Silvio.

O presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (Acist-SL), Felipe Feldmann, reforçou que a entidade irá auxiliar no processo de empregar talentos formados. “O 3 mil Talentos vem ajudar nesta nova matriz de São Leopoldo que é tecnológica, essa iniciativa vai ser um benefício para todo setor produtivo da cidade. A Acist irá atuar junto às empresas para empregar estes jovens formados”, disse Feldmann.

A diretora do Senac-SL, Lianamar Rosa, apresentou o programa para os empresários presentes, explicou sobre o funcionamento do 3 mil Talentos, deu os resultados da primeira fase, os principais objetivos neste segundo edital e os cursos disponíveis. Além disso, apresentou o Programa RS, desenvolvido pelo Senac e que irá qualificar pessoas para atuarem no mercado de Tecnologia da Informação no estado, e o Programa de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Programação de Sistemas com Aplicações Financeiras, voltado para esta área de tecnologia. “Para que os estudantes estejam ainda mais preparados para o mercado de trabalho iniciamos este projeto focado na qualificação dos jovens, mais uma resposta para atender a demanda dos profissionais da tecnologia na cidade. Serão 20 vagas, destinadas às empresas do Parque, sem qualquer custo”, salientou Lianamar.

Também estiveram presentes no evento os secretários municipais da Secretaria Geral de Governo, Nelson Spolaor, e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Juliano Maciel; o presidente da Associação das Empresas do Pólo de Informática, Oldemar Brahm; o diretor de indústria da Acist, Alexandre Sikler; a diretora de sustentabilidade, Maria Inês, a coordenadora de produto e gerência de educação do Senac-RS, Janine Ledur; a presidenta do Ceprol Sindicato, Cris Mainardi, e o vereador Rafael Souza (PDT)

Inscrições

Os interessados em participar do programa podem realizar a inscrição até o dia 13 de abril, pelo site www.senacrs.com.br/talentosti . As bolsas serão cedidas de acordo com a pontuação dos pré-requisitos descritos no edital, que devem ser descritas no momento da inscrição. As aulas do segundo ciclo têm previsão de início para 9 de maio.

Mais informações e critérios de seleção podem ser obtidos no site do programa ou pelo telefone (51) 3590-3060.

Cursos

Até 2024, serão dez qualificações, em diversos níveis educacionais, que vão desde o programa Jovem Aprendiz até cursos profissionalizantes e de nível técnico. Dentre os cursos previstos estão: Lógica de Programação, Programação Java, Programação Web com PHP, User Interface Interaction – Design de Interações e Interfaces, Testes de Softwares, Programação em Java, User Xperience, Research – Arquitetura da Informação e Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio.

RS TI

Inspirados pelo sucesso do 3 mil Talentos TI, o programa desenvolvido pelo Senac irá oferecer cursos para profissionais da área de Tecnologia da Informação, e conectar através de uma plataforma as oportunidades de trabalho das empresas parceiras e os profissionais. Saiba mais clicando aqui.


05 de Abril de 2022
Destaque Tecnosinos