Escola GHC e SKA desenvolvem dispositivo aprimorado impresso em 3D para pacientes de COVID em UTIs

Dispositivo foi aperfeiçoado a partir de modelo já existente, oferecendo mais segurança para a equipe de saúde e melhor desempenho para o tratamento dos pacientes

O Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde (CETPS) do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), juntamente com a empresa SKA Automação de Engenharias, instalada no Tecnosinos, iniciaram, no mês de agosto, o desenvolvimento e aperfeiçoamento de um dispositivo que auxilia pacientes infectados pelo novo coronavírus (Covid-19). Conhecido como um sistema fechado de aspiração, o dispositivo comercializado mundialmente encontrava-se em falta no mercado, além de ter seu preço aumentado em 10 vezes quando comparado ao valor pago antes do início da pandemia.

Utilizando a Resolução n. 356, de 23 de março de 2020, que flexibiliza a fabricação de dispositivos prioritários relacionado ao novo coronavírus (Covid-19), o GHC, por meio dos voluntários “Brothers in Arms”, estabeleceu contato com a SKA, que prontamente acolheu o desafio de projetar e imprimir o novo dispositivo. Sua utilização foi revisitada, e o dispositivo, redesenhado. Agora, ele pode ser utilizado como sistema fechado de aspiração, aerocâmara de administração de aerossol, sistema de instilação de líquidos ou todos esses juntos. O desempenho da novidade foi comparado ao dispositivo encontrado no mercado nos testes “in vitro” de fluxo de ar, dispersão de aerossol, resistência, entre outros. Os achados mostram desempenho superior em muitos aspectos testados.

Foram inúmeros encontros entre os engenheiros da SKA e profissionais do GHC, que resultaram nesta inovação. Com ela, é permitido que profissionais da saúde façam a remoção de secreção de pacientes submetidos à intubação, eliminando a exposição à aerossolização, garantindo a integridade da equipe. O dispositivo até então usado não permite a administração adequada da medicação, já que ela não chegava na forma de aerossol ao pulmão.

Vislumbrar novas possibilidades só foi possível através da manufatura aditiva, que permite repensar a engenharia, propondo soluções que os métodos tradicionais de manufatura não alcançam, além de representar a diminuição no consumo de matéria-prima para seu desenvolvimento. A agilidade da manufatura digital, que une redesign, processos automatizados e impressão 3D, revisita as execuções de projetos, permitindo entregas em um menor tempo possível, com a qualidade igual ou superior ao processo tradicional.

De acordo com a CEO da SKA, Siegfried Koelln, além de melhorar processos, essa inovação atua de modo a repensar a engenharia, por meio da inovação tecnológica sustentável. “Poder fazer isso enquanto se buscam saídas para tratar pacientes é algo que transpõe nossa missão e nos deixa orgulhosos e certos do caminho que estamos trilhando”.

O gerente de Ensino e Pesquisa do GHC, Cleber Verona, entende que é fundamental encontrar parceiros que entendam a necessidade e urgência do trabalho desenvolvido pelo grupo. “A SKA mostrou-se disposta a desenvolver algo que não apenas substituísse o material antigo, mas que proporcionasse ainda mais benefícios, o que vai garantir segurança a equipe, bem como auxiliar na recuperação dos pacientes”.

O novo aparato está sendo submetido à patente no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) entre a SKA e o GHC. Além disso, será testado “in vivo” através de pesquisa realizada por projeto de um mestrando da Escola GHC.

Sobre a SKA

A SKA é líder na América Latina no fornecimento de software CAD e CAM, oferecendo uma linha completa de produtos para engenharias de design e projeto, com soluções para a concepção, simulação, documentação até a prototipagem com impressão 3D. Para as engenharias de processos possui softwares para geração de programas de usinagem, corte e dobra de chapas e perfis metálicos. Há mais de 30 anos, a SKA agrega valor a empresas brasileiras de todos os tamanhos e segmentos através da implantação de sistemas líderes mundiais e ainda realiza o desenvolvimento personalizado de software e integração entre sistemas, conectando os Departamentos de Engenharia de Projetos e de Processos aos demais departamentos da empresa. A empresa conta com mais de 300 colaboradores, em doze escritórios regionais.


09 de Dezembro de 2020
Destaque SKA Tecnosinos