Equipe técnica da Unitec recebe certificação em Liderança, Gestão e Dados de Comunidades
Como criar um ambiente que promova a interação, a inovação e a coesão entre os membros e manter o senso de comunidade? Buscando responder essa pergunta e cada vez mais qualificar os serviços oferecidos aos residentes do Tecnosinos, a equipe técnica da Unitec recebeu a certificação da formação em Liderança, Gestão e Dados de Comunidades ministrado pela empresa Global Touch. O curso foi realizado no período de 09 de outubro até 11 de dezembro.
Ao longo da formação, a equipe teve como objetivo, através da jornada de aprendizado, adquirir conhecimentos e habilidades para atuar como líderes e gestores de comunidade. Entre os conteúdos vistos e absorvidos destacam-se o foco na metodologia dos 4Cs: Conhecer, Conectar, Confiar e Colaborar; como receber novos membros, criar rituais e eventos, promover experiências compartilhadas e reconhecer e valorizar os papéis dos integrantes das comunidades.
Para Julia Caiado, CEO da Global Touch, A Gestão de Comunidades é essencial para criar conexões significativas e alcançar objetivos compartilhados. Comunidades são compostas por pessoas ou organizações unidas por um propósito comum, que entendem que trabalhar juntas é mais impactante. “Na prática, o papel de um gestor de comunidades vai além da organização de eventos ou ações. É necessário cultivar um senso de pertencimento entre os membros, sejam empresas, startups, associações, ONGs, colaboradores ou estudantes. Fabian Pfortmüller, referência em gestão de comunidades, reforça a importância de promover o desejo de aprender, colaborar e crescer juntos” destaca.
Sobre a evolução da equipe ao longo do curso, Caiado fala que a Global Touch tem como objetivo sensibilizar e nivelar os líderes dentro da metodologia, entregando, além da formação, um direcionamento estratégico baseado em dados que impactará a realidade das comunidades participantes. “Na Tríade #6, com a participação de 12 membros, o Tecnosinos mostrou progresso significativo em sua estrutura de comunidade. Com uma liderança consolidada e canais de comunicação definidos, a tomada de decisão é amplamente baseada em processos de gestão e dados. Além disso, a comunidade realiza momentos de conexão mensais, fortalecendo as conexões e compartilhando experiências, intensificando a colaboração”, conclui.