Empresas do Tecnosinos são selecionadas no programa Tecnova

Três empresas que fazem parte do Tecnosinos foram contempladas no edital da terceira edição do programa Tecnova RS na categoria Saúde e Biotecnologia: Biosens, Phi Healthcare e Hemocord. O objetivo do programa é apoiar setores econômicos considerados estratégicos no âmbito federal e adequados à política pública de inovação do Rio Grande do Sul.

Silvio Bitencourt, gestor executivo do Tecnosinos, destaca que é com grande satisfação que o parque reconhece as três empresas/startups contempladas na última edição do Tecnova, um reflexo da inovação e do potencial do ecossistema. “Este programa é uma excelente oportunidade para impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento, e estamos entusiasmados com o apoio que nossas empresas receberam. Essa conquista é um marco importante para o nosso Tecnosinos, que segue comprometido em criar um ambiente que estimule a inovação, o empreendedorismo e o impacto positivo no desenvolvimento de soluções tecnológicas”, destaca.

Para Susana Kakuta, co-fundadora da Biosens, empresa que ficou em primeiro lugar na categoria Saúde e Biotecnologia, o Tecnova irá viabilizar recursos complementares muito importantes para o processo de escalonamento.  “Estamos montando nossa primeira linha de produção industrial, com equipamentos importados específicos, dispositivos para assegurar qualidade além da necessidade de treinar recursos humanos. Com isto, nosso primeiro produto o bSensINR – point of care de índice de protrombina, irá a mercado em agosto de 2025”, relata.

A CEO da empresa Hemocord, Dra. Karolyn Sassi Ogliari, destacou a importância da seleção no edital para expandir a atuação da marca e o desenvolvimento de suas soluções. “O apoio do edital Tecnova será crucial para desenvolvermos o primeiro curativo biológico de prateleira do Brasil, um marco em terapias avançadas. Este produto revolucionará o tratamento de doenças oftalmológicas, feridas e queimaduras, consolidando a Hemocord no mercado nacional de Produtos de terapia avançada”, celebra.

As propostas encaminhadas foram:

Biosens: “Validação e industrialização do teste point-of-care bSens.INR – Tempo de Protrombina em um sistema de manufatura qualificado para produção de biossensores”

Phi Healthcare: “PhiMMG: Arquitetura Baseada em Deep Learning para o Auxílio ao Diagnóstico Radiológico em Mamografias”

Hemocord: “Desenvolvimento do Produto Amnio-Aid LF – Primeiro Curativo Biológico Liofilizado do Brasil a partir de Membrana Amniótica Humana.”


02 de Dezembro de 2024
Destaque Tecnosinos