Empresa no Tecnosinos realiza monitoramento de tempestades em tempo real

As tempestades assustam muita gente e, em alguns casos, podem causar estragos e prejuízos. De acordo com a Agência Brasil, cerca de 300 pessoas são atingidas por raios no país, anualmente.

No caso das tempestades mais severas, os raios podem causar danos. Isso porque eles são uma descarga elétrica intensa em um determinado ponto.

Pensando nisso, a empresa SOS Raios criou um sistema de monitoramento de tempestades em tempo real. Com diversos sensores espalhados pelo país, a empresa consegue acompanhar todas as descargas elétricas causadas por tempestades.

A empresa de tecnologia está sediada no Tecnosinos, em São Leopoldo e em janeiro deste ano, completou dois anos.

Conforme o sócio da empresa, Paulo da Silveira, o sistema desenvolvido é destinado principalmente às empresas. 

“É mais indicado a empresas que possuam funcionários que trabalhem em áreas abertas, devido a nova NBR-16785 lançada em setembro 2019, para alertar antes de aproximação da tempestade, visando a segurança dos funcionários”, esclarece. 

Paulo também afirma que um dos projetos futuros da SOS Raios, é se tornar um sistema com assistência 24h para os clientes.

Sobre o sistema de detecção de raios

O sistema foi desenvolvido com sensores que medem o campo elétrico da atmosfera e conseguem verificar a aproximação de tempestades.

Cada sensor possui um raio de 20km a partir do ponto onde foi instalado. Além disso, por meio  do sensor, é possível saber informações numéricas sobre o campo elétrico e níveis de risco para a localização.

“Tudo depende da velocidade da tempestade, o sistema de um sensor de campo elétrico que mede a carga da atmosfera conforme a aproximação das nuvens carregadas, ele vai informando em tela, por SMS e e-mail e vai alertando”, explica Paulo.

O sistema também conta com imagens de satélite, previsões meteorológicas e contadores de raios gerados durante uma tempestade. 

É importante ressaltar que o sistema desenvolvido pela SOS Raios pode ser usado em diferentes locais: campos, áreas rurais, portos, aeroportos, prédios, entre outros.

A empresa também dá algumas dicas de como se proteger em caso de tempestades com descargas elétricas: 

  • Não ande de bicicleta, moto ou caminhe na rua;
  • Evite áreas abertas como: campos de futebol, praia, sacadas, pátios, pontos de ônibus e sítios;
  • Não saia para recolher roupas quando uma tempestade se aproxima;
  • Não saia para tapar carros por causa de granizo;
  • Em áreas rurais, não saia para recolher ou proteger animais, nosso sistema poderá lhe avisar em tempo hábil;
  • Nunca se aglomere em quiosques para esperar passar a tempestade, o calor gerado pela quantidade de pessoas nesses locais é o ponto preferencial para a queda do raio;
  • Mesmo dentro de casa, nunca utilize telefones com fio, fones de ouvidos em computadores ou próximos a aparelhos eletroeletrônicos ligados a energia elétrica.

 


17 de Março de 2020
SOS Raios Tecnosinos