Educação, saúde e mudanças climáticas são as propostas para o Desafio Moving the Cities 2021

Evento dedicado ao intercâmbio de conhecimento foi aberto oficialmente na última sexta-feira, 22

Aprimorar competências empreendedoras e explorar a vivência multicultural ao desenvolver ideias inovadoras são alguns dos objetivos da quarta edição do Desafio Moving the Cities, que foi aberto oficialmente, na última sexta-feira, 22. Neste ano, evento propõe soluções alinhados aos três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e bem-estar (3), Educação de qualidade (4) e Ação contra a mudança global do clima (13). A apresentação e moderação do evento foi comandada pela coordenadora das Engenharias de Materiais e Biomédica, Tatiana Rocha e o vice-presidente para cooperação, inovação e marketing da FH Münster, Carsten Schröder, que veio da Alemanha especialmente para comandar a abertura do Moving. Ambos são idealizadores do evento e o comando em conjunto reforça a parceria entre as instituições que atuam em diversos projetos.

Na oportunidade, o diretor DWIH SP, Márcio Weichert, destacou que o evento está muito alinhado com o momento atual. “A pandemia nos mostrou como é importante mudar o modo de vida nas cidades e, também, contribuiu para a apreciação da ciência como fonte de soluções para os maiores desafios da humanidade. A iniciativa da Unisinos e do UAS7 é um exemplo de quão forte é a cooperação científica alemão-brasileira. Também mostra como esta cooperação está em um novo estágio, reunindo acadêmicos e empresários, assim como a administração pública e a sociedade”, afirmou.

Para a ministra do meio ambiente alemã, Svenja Schulze, é importante sabermos viver juntos em um mundo neutro para o clima e a resposta a isso deve incluir as cidades. “Nossas cidades podem demonstrar como a transformação para uma economia e sociedade neutras para o clima funcionam e isso precisa de redes fortes e de um intercâmbio internacional, e meu ministério apoia este intercâmbio”, ressaltou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

A diretora de Inovação da Unisinos e CEO do Tecnosinos, Susana Kakuta destacou a importância das parcerias entre as instituições. Além disso, ressaltou a importância das startups, que cresceram na pandemia, em especial na área de saúde, com projetos relacionados à Covid-19. “Neste momento de pandemia, o Brasil enfrenta diversos problemas, de aspectos econômicos e sociais. Por exemplo, há falta de mão de obra qualificada no país. Somente no Tecnosinos, são cerca de 2 mil vagas abertas. Temos a oportunidade para o desenvolvimento de novas skills, através de cursos de graduação em formações específicas nas áreas tecnológicas, preparando o jovem para o futuro”.

O Moving the Cities é uma iniciativa idealizada pela Unisinos em parceria com o UAS7 e a FH-Münster para promover o desenvolvimento de soluções através da cooperação internacional e intercultural entre ciência, empreendedorismo, inovação, tecnologia e sociedade. Essa ação está em pleno acordo com o contexto da Aliança para Inovação, uma articulação entre UFRGS, PUCRS e Unisinos para potencializar iniciativas de alto impacto em prol do avanço do ecossistema de inovação e do desenvolvimento.

O secretário estadual da Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, destacou a relevância do planejamento para termos um mundo sustentável e que é preciso agir rápido em busca de soluções. “É uma ótima oportunidade que temos aqui, com muitos jovens de todo o mundo. Esses desafios que as pessoas responderão durante o evento Moving the Cities, serão extremamente importantes para nós, mesmo no mundo em desenvolvimento, onde os desafios são talvez ainda mais graves em termos de qualidade de saúde para todos, em termos de sustentabilidade, em termos de logística, em termos de meio ambiente”, pontuou.

Desde 2018, o evento conta com uma semana de atividades em que são propostos desafios no contexto do desenvolvimento regional e do desenvolvimento pessoal de jovens talentos, para que os estudantes participantes, a partir de times multidisciplinares e internacionais, desenvolvam soluções para os diferentes temas postos em pauta, os quais estão alinhados aos ODS (Objetivos do Desenvolvimentos Sustentável).

Crédito: Rodrigo W. Blum

O CEO da SAP Labs Latin America, Dennison John, disse estar feliz com a evolução da parceria desde a primeira edição do evento. “Nós realmente valorizamos a conexão e a troca dos alunos. Trabalhamos em projetos mundiais para enfrentar os desafios em nossas comunidades usando a tecnologia. Portanto, esta é a mentalidade que promovemos e isso é o que realmente queremos cultivar, assim como em nossa comunidade, especialmente com as atividades de desenvolvimento de alunos. Estou muito feliz em ver que também estudamos isso no ambiente universitário”, enfatizou.

O evento, que ocorre até o dia 31 de outubro, de forma híbrida, é dedicado a acadêmicos de universidades da Alemanha, do Brasil, do Chile, da Colômbia, da Inglaterra e dos Estados Unidos. Para saber mais sobre o evento, clique aqui.


26 de Outubro de 2021
Destaque Tecnosinos