Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído tem ação regional em Porto Alegre

ProAcústica e itt Performance Unisinos promovem mesa-redonda e caminhada em Porto Alegre buscando inspirar a população com o tema #menosruidomaisvida

No Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído (INAD), 27 de abril, a Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica) e o itt Performance Unisinos organizam uma mesa redonda que tem como tema “O som da cidade”. Entre os participantes estarão presentes: o Arq.Marcos Holtz (vice-presidente de Atividades Técnicas da ProAcústica), a  Profa. Dra. Maria Fernanda de Oliveira (itt Performance Unisinos), o Dr. Rafaeli Sagrilo Grossi (Medicina da Unisinos), o Eng. Giordano Demoliner (CREA-RS) e o Arq. Vicente Brandão (AsBEA-RS).

A ação comemorativa compreenderá, após o debate, o Manifesto do Silêncio (um minuto de silêncio) e a Soundwalk, uma caminhada inusitada na cidade de Porto Alegre. O objetivo é ouvir a cidade, mapear as áreas mais silenciosas e identificar os lugares tranquilos para contemplar, ler, relaxar e conversar. A ação fará uso do aplicativo Hush City – uma ferramenta gratuita e colaborativa onde os usuários podem compartilhar informações sobre a qualidade sonora dos ambientes urbanos.

O ponto de concentração para início da caminhada, às 11h, será em frente à Unisinos POA, quando ocorrerá a primeira medição. O percurso segue pela Av. Nilo Peçanha esquina com Av. Sociedade Libanesa (medição 2), Av. Nilo Peçanha esquina com Alameda Sebastião de Brito (medição 3), Alameda Sebastião de Brito esquina com Rua Praça Japão (medição 4), interior da Praça Japão (medição 5) – ponto de chegada, após uma caminhada de cerca de 1h com paradas para avaliação das áreas silenciosas.

O aplicativo Hush City foi lançado em 2017 pela arquiteta e urbanista italiana, Antonella Radicchi, e funciona como instrumento de pesquisa sobre a paisagem sonora urbana. De acordo com a arquiteta, “as cidades estão cada vez mais barulhentas e o silêncio está se tornando um luxo para poucos de nós.” As áreas avaliadas farão parte de um mapa global, acessível a todos os usuários do aplicativo, estimulando a busca consciente por qualidade do ambiente sonoro. A versão brasileira deste aplicativo foi uma realização da ProAcústica.

Para adquirir o Hush City, versão português, basta baixar o aplicativo no Google Play ou na Apple Store e realizar um mapeamento completo de uma área tranquila.

Guia Rápido Hush City: https://www.proacustica.org.br/assets/files/AnexosEmails/HushCityApp_GuiaRapido_Mapeamento.pdf

Mais sobre o Hush Cityhttp://www.opensourcesoundscapes.org/hush-city/
Web: https://map.opensourcesoundscapes.org/view-area

Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.hushcity.app&hl=en
Apple Store
https://apps.apple.com/us/app/hush-city/id1174145857

Sobre o INAD

O Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído, International Noise Awareness Day – INAD, foi criado em 1996, nos Estados Unidos, pela League for the Hard of Hearing, hoje Center for Hearing and Comunication – CHC, para promover o evento mundial de conscientização sobre os efeitos nocivos do ruído na audição, saúde e qualidade de vida.

O sucesso do Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído como uma plataforma educacional e um catalisador para a mudança é o resultado do compromisso e esforços de muitos parceiros globais. Os participantes comemoram planejando atividades em suas comunidades locais que abordem seus problemas de ruído mais urgentes. Para alguns, isso envolve realizar exames de audição ou oficinas de proteção auditiva, conduzir concursos nas escolas para encorajar práticas auditivas saudáveis, observar um minuto de silêncio às 14h15 a fim de demonstrar o impacto do ruído na vida cotidiana. Outros defendem mudanças na legislação ou promovem tecnologias que podem tornar o mundo um pouco mais silencioso. Cada vez mais os participantes do INAD estão emprestando sua voz por meio de mensagens nas diversas mídias

Programação INAD 2022 #menosruidomaisvida

Data | 27/04/22 – Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído

Local | Sala TEDU 309 – Campus POA da Unisinos – Porto Alegre/RS

08h30-09h45 | Abertura

09h45-11h00 | Mesa redonda: O som da cidade

                        Manifesto do silêncio

11h00-12h00 | Soundwalk


26 de Abril de 2022
Destaque Tecnosinos