Desafio Moving the Cities vai propor soluções para o futuro

Evento dedicado ao intercâmbio de conhecimento foi aberto oficialmente no dia 20

Imagine a importância dos ecossistemas de inovação e das universidades para o nascimento de ideias inovadoras. Eles preparam e desenvolvem estudantes, empresas e startups, possibilitando que pesquisas, tecnologias e novas ideias se transformem em negócios. Agora pense que inovação poderia surgir se estudantes de seis países atuassem em projetos colaborativos na busca por soluções para o futuro?

Nesse sentido, foi aberta oficialmente, nesta sexta-feira, 20, a terceira edição do Desafio Moving the Cities. O evento online tem por objetivo desenvolver soluções através da cooperação internacional e intercultural entre ciência, empreendedorismo, inovação, tecnologia e sociedade. É dedicado a acadêmicos de universidades da Alemanha, do Brasil, do Chile, da Colômbia, da Inglaterra e dos Estados Unidos.

O evento de abertura foi moderado pelo Vice Reitor para Transferência de Conhecimento, Cooperação e Inovação da FH-Münster, Carsten Schröder, que deu as boas-vindas aos participantes e comentou sobre a importância do desenvolvimento de competências internacionais e interdisciplinares. “Um dos objetivos do Moving the Cities é o treinamento desses estudantes em pensamento e atuação empreendedora, bem como em expertises técnicas”.

O decano da escola Politécnica da Unisinos, Sandro José Rigo, destacou que recentemente a universidade fez 50 anos e, neste período, tem contribuído para o desenvolvimento regional através de ensino, pesquisa e educação, além de fomentar a colaboração internacional. “Uma das articulações que a Unisinos realiza é a aproximação com instituições internacionais visando ser uma universidade global de pesquisa. Os resultados podem ser vistos através da cooperação internacional e o comprometimento com a excelência acadêmica”

Colaborar para desenvolver

Uma das organizadoras do evento, a coordenadora do curso de Engenharia de Materiais e Engenharia Biomédica da Unisinos, Tatiana Rocha, contou um pouco sobre a história do desafio, cuja aproximação começou em 2015, através de um encontro com um representante da UAS7. “De lá para cá, fomos entendendo de que forma poderíamos cooperar mutuamente, até que em 2018 assinamos o primeiro convênio. Este ano, em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), optamos por realizar o evento de forma digital, o que possibilitou aumentar o número de universidades parceiras do desafio”. Ela também explicou aos 135 alunos, que estão divididos em 28 times, como vão ser as dinâmicas das atividades. Os times recebem mentorias, em sessões online, sobre modelagem de negócios, inovação, mercado e tecnologia de profissionais dos seis países.

A diretora de inovação da Unisinos e CEO do Tecnosinos, Susana Kakuta destacou a importância do Ecossistema de Inovação da Unisinos na formação de jovens. Por ano, cerca de 2 mil estudantes vão a universidade para conhecer as futuras carreiras nas áreas tecnológicas. “O Tecnosinos acredita fortemente que as pessoas podem fazer a diferença. Quando começamos esse projeto, vimos uma oportunidade para mostrar o parque como uma plataforma internacional também para o desenvolvimento de pessoas”.

Para a gestora de operações e empreendedorismo do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), Flávia Fiorin, o Moving the Cities é uma oportunidade valiosa para os participantes explorarem conexões com o mundo. “É fantástico conseguirmos estar conectados localmente enquanto ecossistema de inovação global. Somos uma rede forte pela competência e capacidade de somar de cada uma das Universidades”.

O diretor da Escola de Engenharia da Ufrgs, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, apresentou o desafio: como promover tele medicina e saúde digital.

O Chief Operating Officer da SAP Labs Latin America, Marcos Rahmeier, ressaltou a importância de o desafio ser multicultural. “Essa é uma oportunidade para os jovens desenvolverem competências como trabalho em equipe, além de montar uma rede de contatos. A diversidade agrega em termos de qualidade e de ideias que podem se transformar em boas soluções”.

Parcerias nacionais e internacionais

O Desafio Moving the Cities 2020, que segue até domingo, 29, é uma iniciativa idealizada pela Unisinos em parceria com o UAS7 e a FH-Münster para promover o desenvolvimento de soluções através da cooperação internacional e intercultural entre ciência, empreendedorismo, inovação, tecnologia e sociedade. A ação está em acordo com o contexto da Aliança para Inovação, uma articulação entre UFRGS, PUCRS e Unisinos para potencializar iniciativas de alto impacto em prol do avanço do ecossistema de inovação e do desenvolvimento. Em sua terceira edição, também conta com a participação do Tecnosinos, Tecnopuc, SAP, Universidade Federal de São Carlos, University of Pittsburgh, Universidad Pontificia Bolivariana, Universidad de Santiago de Chile, Inacap, Coventry University, DWIH São Paulo, Fraport, Münster/Osnabrück International Airport (FMO) e Fiege.


23 de Novembro de 2020
Destaque Tecnosinos