Coronavírus x home office: dicas para aumentar a produtividade

A pandemia do coronavírus chegou ao Brasil nos primeiros dias do mês de março. O número de casos aumenta diariamente e uma das medidas indicadas pelo Ministério da Saúde, é o isolamento social.

Durante esse período, muitas empresas adotaram o regime de home office ou trabalho remoto para suas equipes. Startups, empresas de tecnologia e muitas outras, puderam aplicar a modalidade.

Nesse novo cenário do mercado de trabalho, um dos desafios a ser enfrentado é a comunicação, já que presencialmente é muito mais fácil e rápido se comunicar com os colegas.

O trabalho remoto começou a se popularizar no país a partir de 2018, quando bateu o recorde. Segundo o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), o home office correspondia a 5,2% do total de trabalhadores ocupados no Brasil.

Mas o home office é um desafio para muitas pessoas. Isso porque é necessário ter muito mais disciplina para conseguir manter a produtividade. O risco maior, segundo especialistas, é transformar qualquer período em horário de trabalho.

Evitar distrações, respeitar horários e ter um local para trabalhar são algumas sugestões para não perder o ritmo da produtividade. Por isso, separamos algumas dicas importantes para te ajudar com o trabalho remoto.

Respeite o seu horário de trabalho

Existem algumas ferramentas que podem ajudar a controlar o seu tempo de trabalho. Uma dica interessante é colocar alarmes e despertadores no horário de início, no intervalo e no final da jornada.

Vale ressaltar que, quando estamos em casa, é muito mais fácil acabar não respeitando o horário. Isso porque qualquer período pode ser transformado em horário de trabalho. Por isso, quando acabar o seu expediente, não continue.

A disciplina com o tempo durante o home office é muito importante. Afinal, trabalho remoto não significa que você irá estabelecer o seu horário. Por isso, combine com a sua equipe o horário em que todos estarão online.

Se você tem um horário para começar a trabalhar, é importantíssimo que você também tenha um fim para o seu expediente. 

Respeite os horários e se concentre para realizar as tarefas dentro desse período. Após isso, desligue o computador e aproveite para realizar compromissos/tarefas pessoais.

Crie o seu espaço de trabalho

Se você não tem um escritório ou algo parecido na sua casa, crie uma área de trabalho. Considere locais que não tenham televisão ou aparelhos que possam tirar a sua atenção. Além disso, um local que não tenha tanta circulação de pessoas.

Afinal, no período de isolamento social, em alguns casos, a família toda estará em casa. Por isso, é muito importante que quem more com você entenda e respeite os seus horários e o seu local de trabalho.

Outro detalhe importante é a iluminação e a temperatura do ambiente. Nesse caso, você pode optar por locais com janelas próximas e aproveitar a luz natural, além de deixar o ambiente arejado.

Vista-se apropriadamente

Mesmo que você esteja em casa, mantenha o seu vestuário como se estivesse no trabalho. Afinal, a forma como nos vestimos diz muito sobre como lidamos com determinadas situações.

Além disso, as reuniões por vídeo-chamada podem acontecer durante o dia. Por isso, vista-se como se fosse ter reunião com os seus líderes.

Mantenha o foco

É fato que quando estamos trabalhando de casa, é muito mais fácil perder o foco. Televisão, redes sociais e celular são os maiores vilões do foco. Por isso, para resistir ao desejo de checar as notificações, faça logoff do Facebook, Instagram e Twitter.

Além disso, se você estiver perto da televisão, a melhor opção é desligá-la. Uma dica interessante é criar uma lista de tarefas diária. Assim, você tem mais controle sobre o que precisa ser feito.

Autocuidado 

Mesmo com o home office, estabeleça uma rotina sem esquecer de cuida de você. Faça o intervalo no horário habitual. Evite refeições pesadas e com baixo valor nutricional como se você estivesse no escritório.

Mantenha sempre uma garrafa de água próxima a você. Além disso, faça lanches durante o dia. As pausas de 15 à 20 minutos são muito importantes. 

Durante o trabalho remoto, podemos passar horas na mesma posição. Por isso, pesquise alongamentos e exercícios para evitar dores musculares. O esforço repetitivo dos músculos é a principal causa de dores nas costas, pescoço e braços.

Cuidando dos pequenos

No período de isolamento social, muitas escolas suspenderam as aulas. Para as crianças, será uma novidade passar o dia todo em casa durante a semana. 

Nesse caso, lembre-se de manter as regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde: evitar aglomerações, lavar as mãos e evitar contato com terceiros. Ou seja, não chame amiguinhos para brincar em ambientes fechados ou em áreas comuns do condomínio.

Converse com seus filhos sobre a importância desses cuidados e do que está acontecendo. Explique para ele sobre a sua rotina de trabalho e a importância da atividade que você está fazendo.

Você pode dividir horários de cuidados da criança com outros moradores da casa. Uma medida que pode ajudar, é estabelecer uma rotina para a criança: horários de alimentação, atividades educativas, brincadeiras e assim por diante.


16 de Abril de 2020
Empresas Startups Tecnosinos