Conheça a Onii, um modelo de lojas autônomas

Já imaginou poder fazer compras em um mercado somente por um app de celular? Com a Onii isso é possível. A startup, que tem mais de 200 lojas por todo o Brasil, nasceu em São Carlos, no interior de São Paulo. Na região metropolitana de Porto Alegre, ela está incubada na Unidade de Graduação e Tecnologia – Unitec desde 2020 e é comandada pelas sócias Denise Brasil e Mayumi Toba, que são licenciadas da Onii. Ambas tinham o desejo de empreender e encontraram na Onii uma forma de realizar o sonho e facilitar a rotina das pessoas, por meio das lojas autônomas. “A ideia é que a Onii seja a extensão da tua casa, seja a dispensa da tua casa. Então ali tu vais encontrar as marcas que gosta, os sabores que gosta, para que não sirva apenas como um quebra-galho”, explica Denise.

Ao todo, são cinco lojas espalhadas pela grande Porto Alegre. Nenhuma é igual a outra. Cada loja é montada de acordo com o perfil dos consumidores. Se o perfil de consumo é fit, por exemplo, haverá mais variedade de produtos zero açúcar, zero lactose e com mais proteínas. Desta forma, as lojas são personalizadas, o que é o principal diferencial da startup.

Como a Onii funciona

A Onii é uma startup de lojas autônomas que vendem produtos como alimentos, produtos de higiene e limpeza, ração para animais, comida congelada e muito mais, sempre de acordo com o perfil de consumo dos clientes. As lojas podem funcionar em condomínios, hotéis e edifícios corporativos, por exemplo, e possuem três modelos:

Onii Market: São lojas instaladas em uma estrutura de container, adaptadas em um espaço com fechamento de vidro (aquário) ou planejadas em uma sala disponível no local.

Onii Box: Os produtos são dispostos em um equipamento com controle de acesso e estrutura em marcenaria, que reveste refrigeradores e prateleiras.

Onii Station: Ideal para ambientes corporativos, a Onii Station é um pouco menor e se adapta ao espaço das empresas.

As lojas não possuem funcionários e contam apenas com câmeras e um QR Code na entrada para liberar o acesso dos produtos. Basta que os clientes tenham o app da Onii no celular para que as compras possam ser realizadas. É assim: você escolhe o produto, aponta o celular para o QR Code e verifica o preço. O produto fica registrado em um carrinho de compras virtual e, ao final das compras, você realiza o pagamento, que é feito pelo cartão de crédito. Em alguns locais existem maquininhas para pagamentos em débito.

Incubação na Unitec

A Onii está incubada na Unitec desde 2020. De acordo com Denise, o processo de incubação está sendo importante para as sócias conhecerem o mercado, a concorrência e também as possibilidades dentro do Rio Grande do Sul. “Queríamos resolver os problemas sozinhas, mas lá é legal que sempre tem alguém de fora pra te ajudar”, comenta Denise.

Para saber mais sobre como a Onii funciona, acesse onii.com.br/.


29 de Setembro de 2021
Onii Tecnosinos