Comung e Acafe apresentam nova plataforma de inovação à Governança do Tecnosinos

Já imaginou acessar uma plataforma colaborativa, que conecte ações de pesquisa e inovação entre instituições comunitárias e os setores público e privado? O projeto, que está sendo desenvolvido pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), em parceria com o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), foi apresentado à Governança do Tecnosinos, em reunião realizada na última segunda-feira, 23.

O diretor da Unitec e gestor executivo do Tecnosinos, Silvio Bitencourt da Silva, destaca que a plataforma é um ambiente dedicado à integração, apoio, prospecção e potencialização de ações dinâmicas e colaborativas entre as instituições. “Permitirá potencializar o compromisso das Instituições nas comunidades em que estão inseridas, levando o conhecimento produzido ali para fora de seus muros de forma coordenada e em rede”.

O líder da comissão da Acafe e responsável pelo projeto, Adriano Rodrigues, explica que a plataforma vem para inovar. “Nos próximos 15 dias vamos rodar o Estado, a fim de apresentar a ferramenta, ouvir as instituições parceiras, entender as relações locais e mapear as competências do ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul”.

A secretária executiva do Comung, Jaira Maria Puppim, ressalta que o projeto está em uma etapa de escuta e coleta de dados. “A participação do Consórcio Gaúcho na plataforma é de suma importância, uma vez que o Comung é o maior sistema de Educação Superior em atuação no Rio Grande do Sul, abrangendo todas as regiões do estado”.

Também participaram da reunião o gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unitec, Cledinei Clovis de Melo Cavalheiro, o vice-presidente de Tecnologia da Acist-SL, Daniel Klafke, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico de São Leopoldo, Juliano Maciel e seu adjunto Mário Rosito e o assessor técnico da prefeitura de São Leopoldo, Nelsinho Metalúrgico.


24 de Maio de 2022
Destaque Tecnosinos