Como se tornar uma startup de sucesso

Inspire-se na história da Saipos e invista no crescimento da sua empresa

Um lugar para começar o seu sonho de abrir uma startup ou empresa de tecnologia. Aqui no Tecnosinos, temos muitos exemplos de crescimento e sucesso.

Muito antes de criar a Saipos, os mesmos sócios já tinham outra empresa no mesmo nicho de mercado, a Devorando.

A empresa de tecnologia desenvolveu um sistema online de delivery no estado. Hoje, ela faz parte de uma das empresas líderes no segmento de delivery.

Na época, o público da empresa já alcançava mais de 500 restaurantes que utilizavam o sistema. O foco da empresa, sempre foi a Região Metropolitana de Porto Alegre e o Vale dos Sinos.

Em 2014, a startup Devorando foi selecionada pela Ventiur para o programa de aceleração e começou a realizar aquisições de outras empresas para escalar a participação no programa.

Após construir um público gigante no estado, a empresa foi comprada pelo iFood em 2016. Na época, as pessoas que utilizavam o sistema da Devorando, sempre falavam sobre a necessidade de um sistema mais ágil para a gestão de restaurantes.

Então surgiu a oportunidade de criar um projeto ainda maior. O domínio de mercado trouxe novas ideias ao grupo de sócios e eles decidiram criar a Saipos.

O começo de uma nova história: a Saipos

Incubada desde 2017 no Tecnosinos, a Saipos é uma empresa de tecnologia que desenvolve sistemas para a gestão de restaurantes.

O software criado pela empresa de tecnologia é integrado com outras plataformas que já estão presentes no mercado.

Cada restaurante pode adequar a plataforma conforme as necessidades. O software de gestão é preparado para deixar todo o processo mais ágil e otimiza o tempo.

O sistema criado pela Saipos já é utilizado por mais de mil empresas espalhadas pelo Brasil. Para este ano, a empresa projeta a abertura de 50 novas vagas só no primeiro trimestre de 2020.

Conforme a empresa, o objetivo principal deste ano é se tornar referência no setor de foodservice, oferecendo não apenas um sistema, mas materiais e cursos que capacitem nossos clientes a serem cada vez maiores.

As vagas são destinadas para várias áreas, desde atendimento ao cliente, vendas marketing e desenvolvimento e estão engajados com o projeto de expansão para as foodtech no Brasil.

O mercado de food service está em expansão. No cenário nacional, aparecem novas startups focadas para trabalhar no nicho. 

Existem diversas empresas que são focadas em nas finanças, planejamento, marketing, delivery e gestão – que é o caso da Saipos.

A ferramenta desenvolvida pela empresa de tecnologia é a primeira do Brasil a ser integrada com outros sistemas de delivery como o iFood, Uber Eats e Rappi.

Para 2020, a empresa tem como um dos objetivos se tornar referência em foodtech para a Latam, se consolidando e crescendo no mercado.

A empresa também projeta para os próximos anos um plano de crescimento para ser uma empresa Latam. A ideia é ano que vem, eles possam implantar o sistema em alguns estabelecimentos da América Latina para sentir o mercado.

Para o sócio Bruno Tusset, empreender em uma startup é fantástico. É praticamente viver em uma montanha-russa, pois são muitos momentos de euforia combinados a muitos momentos de depressão. 

“Pela nossa experiência, sempre vamos falar da importância de times complementares, mas com o mesmo objetivo: ter sangue nos olhos para crescer, afinal a base de uma startup é o crescimento”, explica Bruno.

Ele também dá dicas para o crescimento das startups. “Em estágios mais avançados indicamos sempre escolher muito bem as primeiras pessoas que você vai chamar para se juntar ao time dos fundadores, eles serão sua família por muito tempo.”

E completa afirmando que o mais importante será o quanto você aprendeu e o quanto se divertiu durante a jornada, então não esqueça de aproveitar cada passo dado.

Programa de Incubação

Quer conhecer mais sobre a incubadora do Tecnosinos e as startups que fazem parte do programa?

São projetos desenvolvidos em diversos segmentos como automação, engenharia, comunicação, convergência digital, energias renováveis, tecnologias socioambientais, e muito mais. Acesse!


17 de Fevereiro de 2020
SAIPOS Startups Tecnosinos