Como inovar na minha empresa?

Inovação é uma palavra muito usada ultimamente. Mas o que ela significa e como eu posso inovar na minha empresa? 

A inovação é trazer algo novo para a sua empresa. Você pode inovar em seus produtos, processos, organização e até mesmo no marketing da empresa.

Mesmo assim, não existe uma receita que indique cada item a ser feito e pronto: o sucesso está ali. A verdade é que a inovação não existe sem um bom planejamento, objetivos definidos e claros.

De início, é preciso que as empresas saiam da zona de conforto, desenvolvam políticas internas para despertar a necessidade da busca constante por inovação. Isso diz respeito a desenvolver melhorias, aumentar a qualidade dos produtos e criar coisas novas.

Geralmente, os grandes problemas que são encontrados nas empresas são, na verdade, uma soma de vários problemas menores e que poderiam ter sidos resolvidos de forma mais simples e com criatividade.

Mas qual a melhor estratégia para aplicar na minha empresa? Reunimos aqui algumas formas de inovação para te ajudar a ter ideias para aplicar na sua empresa.

Separamos uma lista com as formas de inovação mais conhecidas. Vamos lá?

Inovação Aberta

É um modelo que acontece quando as empresas usam ideias internas e externas para alavancar a melhoria de produtos e serviços. 

Foi criado por Henry Chesbrough no livro Inovação aberta: pesquisando um novo paradigma.

Para o autor, esse modelo de inovação é uma das maneiras mais lucrativas de inovar e aproveitar ao máximo os recursos disponíveis. 

Se a inovação aberta for feita de forma correta, tem o potencial de reduzir os custos, acelerar as vendas e criar novos fluxos de receita. 

Inovação Disruptiva

Acontece quando novos produtos ou serviços trazem transformações radicais no mercado em que estão inseridos. Isso inclui modelos de negócio, preços, processos e até uso. 

Essa teoria de inovação explica o fenômeno pelo qual a própria inovação transforma o setor ou o mercado. Um exemplo prático foi quando os smartphones começaram a substituir os celulares convencionais, ou quando os CDs substituíram os LPs e assim por diante.

Inovação Reversa

A principal característica desse modelo de inovação é o público-alvo. Um exemplo prático: imagine que uma marca desenvolve um produto específico para um público, mas o produto acaba se tornando popular em outros locais e públicos distintos.

Para você entender melhor, trazemos o exemplo da Nestlé, que criou os cafés em cápsulas para serem comercializados na Índia. No entanto, o produto se tornou tão popular, que o mundo inteiro começou a comprar.

Inovação Incremental

Ao contrário das mudanças de inovação radicais e disruptivas, a inovação incremental tem como base os produtos e serviços que já existem. Ou seja, na prática, é desenvolver melhorias em produtos que já existem, adicionando melhorias e formas de uso.

As empresas melhoram o que já existe para manter o produto no mercado. É o que acontece com as montadoras de carros. Basicamente, atualizam modelos já existentes com novos recursos e tecnologias.

Inovação Radical

Basicamente, é o modelo de inovação que cria ideias e conceitos totalmente novos. Neste caso, as empresas possuem um núcleo de pesquisa e desenvolvimento sempre atento às inovações tecnológicas e como aplicar a tecnologia em seus produtos e serviços.

Inovação de Produto

Você pode criar um novo produto ou aperfeiçoar um produto já existente, pensando no seu cliente. Isso inclui, por exemplo, mudanças no design, matéria-prima e interface, software e assim por diante.

O exemplo mais recorrente seriam os smartphones, que transformaram completamente o uso de telefones celulares, que antes, não tinham tantas funcionalidades.

Inovação de Processo

Descobrir novos métodos para os processos de trabalho. Isso inclui, por exemplo, produção e/ou distribuição. As inovações de processo visam, principalmente, reduzir custos e melhorar a qualidade.

Um exemplo prático é o e-mail e os aplicativos de mensagem. Tecnologias que mudaram a forma de comunicação das pessoas, trazendo mais agilidade e comodidade.

Inovação de Marketing

A inovação de marketing poderá mudar a embalagem do produto e o posicionamento dele no mercado, por exemplo. Você pode estudar novas formas de posicionamento, promoções e distribuição.

Não é novidade que os hábitos de consumo das pessoas também mudou. E nesse caso, é preciso estar onde o seu cliente está. O marketing digital é uma das principais ferramentas utilizadas pelas empresas para fortalecer a presença digital das marcas.

São inúmeras ferramentas que existem no universo do marketing digital e cada uma delas vai funcionar de acordo com as necessidades do seu negócio. 

Inovação Organizacional

A inovação pode estar em uma rotina organizacional diferente. Melhorar a condução interna das demandas e a relação externa com os clientes fornecedores. Inclua novas práticas para a sua equipe.

Esse modelo de inovação nas empresas, pode estar ligado ao modelo de negócio, a forma como o produto ou serviço é comercializado.

Um exemplo é a Netflix, que oferece filmes, séries e documentários ilimitados com uma mensalidade fixa. Sendo que há alguns anos, existiam as locadoras de filmes em VHS, DVD e Blue Ray.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre os modelos de inovação nas empresas, está pronto para descobrir novas ideias para o seu negócio?

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29 de Abril de 2020
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