Como a minha startup pode crescer de forma sustentável?

A expansão de uma startup é algo que sempre está na mira dos sócios. Afinal, quem não quer crescer?

Mas vale lembrar que o crescimento nem sempre é positivo, já que esse processo pode esconder alguns riscos que podem se materializar ao longo do tempo.

Por isso, quando se aplica a sustentabilidade à administração, você pode garantir uma expansão positiva, ajudando a sua empresa a tornar-se cada vez mais forte e estabilizada no mercado.

O crescimento de forma sustentável começa com uma gestão empresarial sustentável, que possa gerenciar o negócio com objetivo de crescimento a longo prazo. Por exemplo, uma empresa que está adquirindo novos clientes, não significa que está crescendo de forma sustentável.

Para que sua startup cresça de forma sustentável é preciso que ela tenha uma estrutura de custos coerente, investimento na equipe (cursos, treinamentos e afins).

Traduzindo: uma gestão sustentável trata da criação de um ambiente favorável para o desenvolvimento e crescimento sem que esses acontecimentos gerem algum tipo de problema no futuro.

Entenda o crescimento sustentável

O primeiro passo para o crescimento sustentável de uma startup é criar um plano de negócios. Afinal, ele detalha a estrutura da empresa, as estratégias, as ações e os objetivos, deixando claro o foco na sustentabilidade.

É muito importante que o plano de negócio seja refeito anualmente para atualizar todos os processos. E lembre-se: tudo que se tornar obsoleto precisa ser retirado.

Tenha atenção com a estrutura de custos

Tanto os gastos fixos quanto os variáveis podem se elevar quando o número de clientes também aumenta. Por isso, fique atento a essa elevação, principalmente os custos variáveis, eles não podem tornar o crescimento inviável.

O planejamento financeiro é importantíssimo! Mais clientes entrando, não significa automaticamente que sua empresa terá um saldo positivo e tranquilidade para o capital de giro.

Tenha em mente que sempre vão existir gastos que não estavam previstos no orçamento. Também existem alguns cuidados que precisam de atenção:

  • estabelecer e acompanhar indicadores financeiros úteis;
  • criar metas realistas;
  • projetar cenários positivos e negativos para o médio prazo;
  • fazer uma correta precificação de produtos ou serviços;
  • integrar a gestão financeira integrada à contabilidade e automatizar processos financeiros;

Mantenha o time motivado

Outro fator relevante nesse processo, é engajar a equipe. Toda a startup define um propósito de funcionamento, além dos objetivos e valores. Essa “cultura corporativa” influencia diariamente no ambiente de trabalho.

A capacitação é um ponto-chave para que a empresa esteja sempre atualizada e a frente da concorrência. Invista na sua equipe para que ela sempre esteja motivada e pronta para trabalhar em um ambiente saudável.

Projetar mudanças alcançáveis

Trabalhar com o planejamento significa estar um passo à frente. Portanto, os processos operacionais ou administrativos precisam estar alinhados com os fluxos de trabalho e as tarefas.

De maneira geral, o planejamento é uma das melhores maneiras de estabelecer o crescimento em uma empresa. Ser uma empresa que cresce de maneira sustentável é não desperdiçar recursos e pessoas, além de considerar o crescimento financeiro a longo prazo.


05 de Maio de 2020
Destaque Startups Tecnosinos