Com metodologia inovadora de aprendizagem, startup do Tecnosinos fecha parceria com a prefeitura de Guarulhos

Fundada em 2014, a Impare já atende mais de 60 municípios e 160 mil alunos

Os estudantes sentados em fileiras, de frente para o quadro negro. O professor em pé, olhando para a classe. O conteúdo do livro didático replicado palavra por palavra em aula. Horário para começar e terminar. Exercícios durante a aula, tema de casa e avaliação no fim do trimestre. Se você conseguiu visualizar essa sala de aula — típica dos anos 80 e 90 —, precisa concordar que os tempos são outros. 

Com uma metodologia de aprendizagem inovadora, que trabalha com a ideia de educação integral, a Impare, sediada no Tecnosinos, entendeu os anseios dos educadores e educandos do século XXI e vem colhendo os frutos desse trabalho, que promove o desenvolvimento de competências socioemocionais por meio de uma educação sensível.

A conquista mais recente da empresa fundada em 2014 foi um contrato com a Secretaria de Educação do município de Guarulhos, o segundo mais populoso de São Paulo, com 1,3 milhão de habitantes. A empresa vai aplicar a metodologia de aprendizagem, com plataforma online, materiais paradidáticos impressos e digitais, caderno de formação presencial e formações presenciais e a distância, suporte e acompanhamento pedagógico, além de todo o assessoramento de gestão para as equipes da Secretaria de Educação.

Apenas nesse contrato, a empresa vai atender 1.500 professores da educação infantil e 200 gestores, totalizando 1.700 profissionais impactados. A estimativa é de que mais de 20 mil crianças da Educação Infantil serão impactadas em 350 escolas do ensino infantil. As atividades iniciaram em setembro de 2019 e se estenderão durante todo o ano de 2020.

Essa conquista mostra que a metodologia inovadora da Impare está se consolidando no ambiente educacional brasileiro. Já são mais de 60 municípios atendidos, 1000 escolas e cerca de 160 mil alunos impactados.

A educação pensada para a era digital

Mas no que se baseia essa metodologia, afinal? Por que ela vem dando tão certo? Para entender melhor as aulas criativas, engajadoras, significativas e lúdicas, como a própria empresa define, nós conversamos com Glauber Benetti Carvalho, diretor da Impare, sobre as bases dessa metodologia e sobre a Dolfin Socioemocional, um dos principais produtos da empresa, que traduz a maneira como a empresa pensa a educação para a era digital.

“Através de uma abordagem sensível e que engloba a dança, a música, o teatro e jogos, os professores possibilitam que seus alunos sejam capazes de se relacionar com os outros e consigo mesmo, compreender e gerir emoções, estabelecer e atingir objetivos, tomar decisões autônomas e responsáveis, e enfrentar situações adversas de maneira criativa e construtiva”, explica Carvalho. 

Isso é possível porque a Dolfin possui um aplicativo com conteúdos exclusivos, estruturados de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. “Eles são práticos para serem aplicados em sala de aula, como planejamentos de aula, projetos de trabalho, e-books, podcasts, videoaulas e tutoriais”, detalha o diretor.

Como funcionam as competências socioemocionais

As metodologias de aprendizagem desenvolvidas pela Impare exploram o conceito de educação integral. Mais do que simplesmente educar e ensinar o conteúdo para os alunos, a metodologia pretende transformá-los e prepará-los para o futuro.

Por isso, são trabalhados quatro conceitos-chave para atingir a educação integral: aprendizado pleno, sensibilidade, criatividade e alegria.

Desses quatro conceitos, surgiram três competências socioemocionais que são trabalhadas com os alunos nas metodologias de aprendizagem:

Atingir objetivos

  • Perseverança
  • Autocontrole
  • Paixão pelos objetivos

Trabalhar em grupo

  • Sociabilidade
  • Respeito
  • Atenção

Lidar com a emoção

  • Autoestima
  • Otimismo
  • Confiança

Carvalho explica que, ao trabalhar essas três competências, a Impare consegue promover uma formação integral. “Fomentamos a consolidação, nos educandos, daquelas competências socioemocionais que são fundamentais no seu desenvolvimento integral, além de serem a grande ‘alavanca’ para a consolidação dos conteúdos escolares como matemática, leitura, escrita e pensamento científico”, diz. 

E aí, gostou do texto? Quer saber mais sobre os produtos e serviços da empresa? Acesse o site da Impare e tire suas dúvidas. 

Lembrou de alguém na leitura do texto? Compartilhe e deixe seu comentário. Até mais!


30 de Outubro de 2019
IMPARE