Certificação da ANPEI fortalece a Unitec como ambiente preparado para receber deep techs
O diretor do Tecnosinos, Silvio Bitencourt, e a responsável pela Gestão de Processos da Unitec, Fernanda Cruz, concluíram o curso Deep Techs Architect, nova certificação da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI). A formação tem como foco a estruturação, avaliação e desenvolvimento de projetos deep tech baseados em tecnologias emergentes e ciência aplicada.
Voltado a profissionais que atuam diretamente com inovação de alto impacto, o curso capacita os participantes para avaliar riscos, maturidade tecnológica e potencial de mercado, além de construir modelos de negócio robustos, alinhando base científica, estratégia e viabilidade econômica. A certificação também aborda a identificação de oportunidades reais em setores estratégicos como energia, saúde, mineração, alimentos, inteligência artificial, entre outros.
Ao longo da formação, os participantes tiveram acesso a 11 módulos formativos, além de um módulo final de conclusão, que envolveu a apresentação de um pitch para uma banca especializada. Os conteúdos exploraram desde fundamentos e modelos de negócio para deep techs até temas altamente especializados, como transição climática e energética, materiais avançados e circularidade, chips e eletrônica profunda, bioindústria, saúde de precisão, inteligência artificial aplicada, financiamento com capital paciente e gestão de projetos de alto risco e incerteza.
A participação no curso contribui diretamente para o fortalecimento da Unitec como um ambiente amigável, preparado e acolhedor para startups deep tech, que demandam não apenas infraestrutura, mas também governança, visão estratégica, compreensão de ciclos longos de desenvolvimento e suporte qualificado à inovação científica. Nesse contexto, processos e práticas mais robustos estão sendo implementados para que a Unitec amplie sua capacidade de absorver e estruturar projetos oriundos da pesquisa de excelência desenvolvida na Unisinos.
Com a certificação, a Unitec amplia sua capacidade de avaliar, estruturar e acompanhar empreendimentos de base tecnológica avançada, reforçando seu papel como incubadora conectada às demandas contemporâneas da inovação e às complexidades inerentes às deep techs. O fortalecimento desses processos também aprofunda o vínculo com os estudantes da Unisinos, especialmente aqueles envolvidos em iniciativas de pesquisa e inovação, consolidando a incubadora como um espaço estratégico de transição entre a produção científica e o desenvolvimento de negócios de base tecnológica. O conhecimento adquirido ainda fortalece a integração com o ecossistema do Tecnosinos, potencializando o apoio a projetos que unem ciência, tecnologia e impacto de longo prazo.