Ceo do Tecnosinos participa do lançamento de hub de inovação no Espírito Santo

Base27 é o primeiro hub corporate de inovação da cadeia da engenharia e construção do Brasil

Buscando responder à pergunta “Como os ecossistemas de inovação contribuem para transformar as empresas e a economia?”, a diretora de Inovação da Unisinos e CEO do Tecnosinos, Susana Kakuta, foi uma das palestrantes do evento de inauguração do Espaço Base27. Localizado em Vitória/ES, o hub de inovação, inaugurado na última quarta-feira, 16, conta com 29 empresas de base tecnológica e tem foco na cadeia da engenharia e construção civil. Confira a live de lançamento aqui.

Para Susana, falar em inovação é reengajar o Brasil em uma rota de desenvolvimento global. “Inovar não é mais uma questão de escolha. A pandemia traz como legado um salto imenso, quando pensamos em termos de digitalização e da inserção de tecnologias digitais nos negócios. É preciso alterar a forma de pensar o daqui para a frente, onde estamos inseridos em um contexto global”.

Susana explicou que, para gerar inovação, um ambiente ou ecossistema precisa contar com a integração de três atores: iniciativa privada, pois é o empresário que assume o risco da inovação; talentos, que se formam através de conexões importantes, dentro das universidades e institutos de pesquisa, formando e trazendo talentos de ponta; política pública. “Não se faz inovação tecnológica com um arcabouço legislativo velho. Desenvolver uma legislação atualizada é fundamental para fazer acontecer”, contextualizou.

No que tange às construtecs e a construção civil, a adoção de novas tecnologias e o uso de semicondutores são elementos que começam a ganhar espaço nas empresas e canteiros de obras. Susana disse que, por exemplo, no Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos, a startup Construct In desenvolveu uma ferramenta que possibilita o acompanhamento remoto de projetos através de imagens em 360º. “É possível entregar uma visão de continuidade da obra, a partir de realidade virtual. Uma inovação que traz ganho de produtividade, bem como um comparativo em tempo real do projetado x executado”.

Outro exemplo de construtec é a startup First Planner, que criou um sistema de controle de planejamento em tempo real das atividades desempenhadas nos canteiros de obra. “A solução permite gerenciar a colocação de cerâmicas e pisos, ou mesmo, a evolução de fundação”, explica Susana.

Agregar eficiência e sustentabilidade é outro desafio na construção civil. Susana destacou que o uso de grafeno no concreto começa a ganhar espaço no setor, uma vez que o material é mais forte, resistente à água e melhora a rentabilidade no negócio. “São tecnologias já dominadas, que não estão distantes da aplicação real na indústria. Muitas vezes, a inovação tecnológica é vista como distante. Estamos diante de uma janela de oportunidades”, destaca.

Também participaram do bate-papo de lançamento do Base27, o CEO da StartSe, Junior Borneli, o presidente da Associação Catarinense de Tecnologia – Acate, Iomani Engelmann Gomes e o Ceo do Altantic Hub, Eduardo Migliorelli.


17 de Junho de 2021
Destaque Tecnosinos