Audiência pública na Assembleia Legislativa debate os desafios da inovação no RS

A diretora do Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos, Susana Kakuta, participou nesta quarta-feira, 19, da audiência pública da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa. Em pauta, o debate em torno dos desafios e oportunidades para a criação de uma agenda de desenvolvimento do estado, baseada na inovação tecnológica.

Para Susana, o Rio Grande do Sul possui um conjunto de parques tecnológicos que pode fazer a diferença. “Não se faz inovação sem educação de qualidade. Nosso único ativo na criação e inovação é a educação. Não é a quantidade de alunos nas escolas que conta, e sim a qualidade da matemática, física e química. É isso que vai fazer a gente ter inovação. Hoje perdemos talentos e estamos tendo extrema dificuldade em achar gente para as engenharias. As nossas universidades estão criando cursos de matemática para que os alunos não desistam das engenharias. Trabalhar inovação é trabalhar educação”, definiu.

A audiência pública, coordenada pelo deputado Tiago Simon (MDB), também reuniu o secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís da Cunha Lamb, diretores de parques científicos e tecnológicos e representantes de incubadoras tecnológicas.

Modernização da lei de inovação

Susana entende que é recomendável modernizar a lei estadual de inovação, com o objetivo de atrair para o movimento da inovação os setores tradicionais da economia. “A lei tem que ser capaz de não só abrigar os ambientes de inovação, mas fazer com que existam mecanismos para se espalhar a inovação para setores como o agronegócio, o setor metalmecânico, do moveleiro e do couro calçado”, argumentou. Para ela, o RS tem competência instalada na atividade, mas falta mobilizar, articular e comunicar.

O deputado Tiago Simon concordou com a ex-secretária de Ciência e Tecnologia do Estado. Para ele, atualmente, o fator decisivo para o desenvolvimento do RS é a inovação. “O caminho para superação da situação que vivemos é a inovação. O RS é o segundo maior polo de inovação no Brasil, com 27 polos tecnológicos, 21 parques, 30 incubadoras, o que se constituem como referência e principal passaporte para ampliarmos as fronteiras do desenvolvimento da nova economia da indústria criativa”, destacou.


19 de Junho de 2019