Audiência pública debate proposta para criação da Lei Municipal de Inovação de São Leopoldo

Gestor executivo do Tecnosinos apresentou as contribuições do Parque Tecnológico para a nova legislação

O futuro de São Leopoldo passa pela criação de políticas públicas que possibilitem o desenvolvimento inovador e tecnológico. Neste sentido, na última segunda-feira, 23, foi realizada uma Audiência Pública, na Câmara de Vereadores, para discutir o projeto de lei 135/2021, que cria a Lei Municipal de Inovação. A proposta, que integra o Programa Inova São Leo, faz parte da estratégia do poder público para criar uma política de ciência, tecnologia e inovação, a fim de tornar São Leopoldo uma cidade inovadora nos marcos do seu Bicentenário, em 2024.

Além disso, a proposta também cria o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, com participação paritária entre governo e sociedade civil. O CMCTI será responsável proposição das diretrizes da política pública municipal e pela gestão do Fundo Municipal de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. O FDTI, por sua vez, tem como atribuição destinar recursos específicos para as políticas de ciência, tecnologia e inovação de São Leopoldo.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico de São Leopoldo, Juliano Maciel, destaca que a tecnologia não pode estar restrita a um único local. Ela precisa transbordar para a cidade. Neste sentido, a Audiência Pública é mais um passo na tramitação da proposta. “O PL é resultado de uma construção coletiva, onde conseguimos avançar e propor uma legislação moderna, criando condições para o futuro, de um setor que a cada dia se torna mais relevante no cenário mundial”.

O diretor da Unitec e gestor executivo do Tecnosinos, Silvio Bitencourt da Silva, ressaltou que a Governança do Parque contribuiu, de forma efetiva, para a elaboração da proposta. “Esta é uma legislação moderna, que será referência não só para São Leopoldo, mas também para outros municípios do país. Queremos gerar impacto na sociedade, através da geração de empregos dignos. O grande desafio é construir, de forma colaborativa, projetos de qualificação e formação, numa relação entre o poder público, a academia e as empresas”.

O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico de São Leopoldo, Mário Rosito, frisou a importância da Governança do Tecnosinos, que é compartilhada entre a Unisinos, a Prefeitura de São Leopoldo, a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo – Acist-SL e a Associação das Empresas do Polo de Informática de São Leopoldo. “A tríplice hélice faz diferença para o ambiente de investimento produtivo na cidade. Foi fundamental para a construção desse instrumento que vai transformar uma política de inovação em uma política de estado e município”.

Para a diretora do Senac-SL, Lianamar Rosa, a pauta da inovação precisa estar no centro da estratégia da política pública. “São Leopoldo encontrou um importante caminho, com a criação de um ambiente de inovação voltado para a tecnologia. Este é um caminho sem volta, o qual precisamos criar mecanismos para a formação de novos talentos, com foco em competências como raciocínio lógico, computacional e inglês”.

O vereador Rafael Souza, entende que modernizar a máquina pública é entregar serviço de qualidade à população. “É preciso defender a pauta de tecnologia e inovação em São Leopoldo. Precisamos estar engajados, trabalhando juntos para fazer crescer esse tema, através da criação de políticas públicas que possibilitem o enfrentamento de grandes desafios, como por exemplo, a formação de talentos em tecnologia”.

Para a CEO do Pradotech, Susana Kakuta, a inovação vem como uma janela de oportunidade para inserção no mercado de trabalho. “Os empregos no setor de tecnologia são de alto valor agregado. Trata-se de uma grande oportunidade para impactar talentos em tecnologia. A lei também vai contribuir para a atração de novos investimentos para São Leopoldo”.

O vereador de São Leopoldo, Marcel Frison, destaca que é preciso encontrar o caminho para o desenvolvimento da pauta de inovação. “O Tecnosinos é importante para a economia do município, mas ainda está distante da comunidade. Essa lei que cria um ambiente que aproxima e coloca a inovação como centro do desenvolvimento”.

Contribuições para o debate

Para o vice-presidente de Tecnologia da Acist-SL, Daniel Klafke, a legislação proposta sublinha a vocação de São Leopoldo para o setor de tecnologia. “Passados mais de 20 anos da criação do Tecnosinos, é possível perceber que estamos colhendo uma vantagem pioneira. É interessante ver a procura de outras prefeituras e empresas, a fim de estar ou conhecer o Parque. A nova legislação vai trazer segurança jurídica para a busca de novos investimentos”.

O presidente do Sindimetal RS, Valmir Pizzutti, disse que é preciso aproximar o setor industrial da tecnologia no município. “Estamos à disposição para participar dessa construção, a fim de entender de que forma a indústria pode contribuir e agregar resultados”.

O diretor da Sebras Portas Rápidas, Valdir Luiz Hüning, enalteceu a iniciativa, ao mesmo tempo em que gostaria que o projeto contemplasse o setor industrial, de forma mais clara, principalmente no que tange aos incentivos às micro e pequenas empresas. “Como elas vão poder inovar, a partir do Fundo?”.

O presidente da Associação Riograndense de Imprensa – ARI, José Nunes, ressalta que é preciso pensar a questão da educação, de forma estratégica. “Começamos a descobrir que não precisamos ficar atrelados a apenas um setor. Precisamos dar oportunidade para os nossos jovens e incentivar o desenvolvimento das formações em tecnologia”.


24 de Maio de 2022
Destaque Tecnosinos