Alunos do EJA de São Leopoldo participam de workshop no Portal de Inovação

Encontrar a solução para um problema nem sempre é uma tarefa fácil. É preciso percorrer um caminho até achar a resposta. Mas, por onde começar? Buscando entender essa questão, um grupo de alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) de São Leopoldo, participou de um workshop para resolução de problemas em 4 etapas, baseadas no método sprint, metodologia utilizada por empresas como o Google. A atividade ocorreu no dia 28/05, durante visita ao Portal de Inovação da Unisinos.

Na oportunidade, os alunos também conheceram os ambientes promotores de inovação e mecanismos de geração de empreendimentos, como o Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos, a incubadora da Unisinos e os cinco institutos tecnológicos.

Para a professora do IFSUl, Fernanda Lopes Guedes, a atividade oportunizou uma relação com os requisitos do curso. “Acreditamos que o processo de ensino-aprendizagem é realizado não somente nos ambientes da escola, mas também nos espaços disponíveis para a construção do saber técnico, profissional e pessoal, como as empresas, espaços de cultura, lazer e de cidadania”. Para ela, é através dessas atividades que o estudante tem a possibilidade de vivenciar experiências práticas, culturais que complementam sua formação e que muitas vezes durante sua vida nunca tenham vivenciado. “Principalmente a vivência prática, através das visitas técnicas em empresas, em que é possível visualizar o campo de atuação da sua área de formação”, destaca.

Os alunos que participaram da atividade são provenientes das 10 escolas que possuem a modalidade EJA em São Leopoldo. As turmas integram o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), realizado através de uma parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) e a prefeitura de São Leopoldo.

Pela primeira vez na Unisinos, a estudante Ângela Maria Horn Pereira, conta que ficou encantada com a beleza do campus. “Foi uma manhã de aprendizagem sobre muitas coisas importantes. Fiquei muito feliz com o que aprendi e pela oportunidade de conhecer a Unitec”.

Atuando no Núcleo de Comunicação da Unitec, Jeremias Gehm e Melissa Daniele Alves, explicam que os alunos foram divididos em 5 grupos, onde a metodologia sprint foi aplicada em 4 etapas: anotação do problema, ideias, Crasy 8s e Esboço da solução. Após, os grupos apresentaram suas soluções para os jurados (professores), que estavam responsáveis por votar na melhor solução.


15 de Junho de 2022