A digitalização das empresas: como se adaptar à tecnologia?

Conduzir a sua empresa ao próximo nível de digitalização transforma a experiência do seu cliente e o seu modelo de trabalho, além de outros vários benefícios.

Cada vez mais as empresas vêm buscando se adaptar às tecnologias. Nos últimos tempos, se fala muito em indústria 4.0 e como isso impacta nas empresas. Mas é possível resumir que o objetivo dessa mudança seja: fazer melhor, com mais retorno e com menos recursos.

Uma das mudanças foi a “digitalização” de processos e o uso de tecnologias integradas para facilitar procedimentos e integrar equipes. A utilização de sistemas inteligentes, algoritmos, inteligência artificial trouxe às empresas um mundo de possibilidades.

Com o uso da inteligência artificial, por exemplo, os sistemas são capazes de aprender com erros e acertos. Os algoritmos aprendem com as preferências dos clientes. 

Além disso, é possível coletar dados para ter uma visão única do cliente, podendo oferecer um serviço que atenda às suas exigências e transforma a sua experiência. 

As principais tecnologias utilizadas

Como você pode perceber até aqui, a transformação digital das empresas está embasada na tecnologia. Alguns exemplos de novos recursos utilizados são:

  • Inteligência Artificial;
  • Sistemas Ciberfísicos (robótica corporativa);
  • Internet das coisas;
  • Engenharia de conhecimento;
  • Algoritmos;

Vale ressaltar que essas e outras tecnologias disponíveis são facilitadoras para transformação digital das empresas e não objetivo final de cada uma delas. Afinal, a implantação de tecnologia tem um custo.

A tecnologia, como sabemos, muda rapidamente. O que é apontado como o melhor modelo de negócio hoje, será substituído daqui a algum tempo. Por isso, é importante que as empresas estejam atentas para se adaptar as novidades.

Por que investir na digitalização da minha empresa?

O uso de tecnologias integradas traz inúmeros benefícios e impacta em toda a empresa. O principal objetivo é otimizar processos, aumentar a produtividade e diminuir custos.

Vale ressaltar que o processo de digitalização não é somente ter os equipamentos mais modernos disponíveis no mercado. É um novo modelo de pensamento sobre como ser e conduzir uma empresa na era da tecnologia.

Podemos dividir em quatro principais mudanças: 

  • Nos colaboradores
  • No modelo de gestão;
  • No negócio, estratégias e modelo de negócio;
  • Nas máquinas e chão de fábrica;

As empresas estão diante de consumidores cada vez mais exigentes. A velocidade de produção é um dos pontos mais importantes. Por isso, sairão na frente as empresas que investirem em tecnologias que otimizem o tempo de produção.

Para implementar a digitalização nas empresas, o ponto inicial é a criação de um planejamento estratégico. Estude os principais problemas que a sua empresa enfrenta e pesquise quais tecnologias poderiam ser adotadas. 

Faça planos a longo prazo, visto que a introdução de um novo modelo de trabalho também custa dinheiro. Procure pelas tecnologias que vão realmente fazer a diferença e que vão atender as necessidades do seu negócio.

Não esqueça de manter os pés no chão. A implementação de tecnologia nas empresas é um alto investimento. Por isso, procure aquelas soluções que ofereçam projetos pilotos. Assim, você pode começar pequeno, fazer testes e analisar os resultados para saber se realmente vale a pena.

Analise os dados dos seus clientes. O percurso que o seu cliente faz diz muito sobre a experiência que ele está tendo com a sua empresa. Por isso, pense sempre na experiência do seu usuário.

Por último, mas não menos importante, invista nas pessoas, invista no seu time! De nada irá adiantar ter todas as tecnologias à sua disposição, se não tiver uma equipe qualificada e pronta para se reinventar.

Estar sempre atento às mudanças constantes é importantíssimo. Por isso, motive a sua equipe para buscar novas ideias e projetos.


24 de Abril de 2020
Empresas Startups Tecnosinos