Tecnosinos recebe comitiva da Ferrovia Tereza Cristina para imersão em inovação aberta
O Tecnosinos recebeu, nesta semana, a comitiva da Ferrovia Tereza Cristina (FTC), de Santa Catarina, para uma imersão completa no âmbito do Programa de Inovação Aberta do parque tecnológico. A agenda, que se estendeu ao longo de todo o dia, apresentou aos representantes da ferrovia as principais competências tecnológicas da Unisinos, além de startups e empresas que integram o ecossistema de inovação de São Leopoldo.
A visita iniciou às 9h, com recepção institucional e apresentação do roteiro de atividades. Na sequência, a comitiva conheceu dois dos Institutos Tecnológicos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos: o Instituto Tecnológico de Semicondutores (ITT Chip) e o Instituto Tecnológico em Ensaios de Segurança Funcional (ITT Fuse), referências nacionais em pesquisa aplicada, testes, certificações e desenvolvimento tecnológico.
Após essa etapa, a programação avançou para a primeira rodada de conversas com empresas do parque. UpSensor e W3K apresentaram suas soluções e compartilharam possibilidades de aplicação tecnológica voltadas à digitalização de processos, sensoriamento e gestão. Mais tarde, o grupo visitou o showroom da SKA, empresa que atua com soluções de engenharia e manufatura digital. O espaço apresentou ferramentas de simulação, automação e integração de processos industriais, reforçando a força do parque no setor de transformação digital.
O período da tarde começou com um panorama geral sobre o Tecnosinos, abordando sua estrutura, governança e os programas voltados ao fortalecimento da inovação aberta. Em seguida, a comitiva conheceu o ERP desenvolvido pela Sinosbyte, seguido da segunda rodada de interação com startups: MoovRisk e SPO Tecnologia, que apresentaram soluções voltadas à análise de riscos, monitoramento e tecnologia aplicada a operações complexas.

A agenda seguiu com visita à Versolid, startup de manufatura digital e soluções industriais, e com um encontro na Escola Politécnica da Unisinos, especialmente na área de Computação Aplicada, destacando a integração entre academia, pesquisa e mercado.
Encerrando a programação, ocorreu a terceira rodada de conversas com startups, dessa vez com a NousGroup, que apresentou suas capacidades de análise estratégica e apoio à tomada de decisão baseada em dados. O dia terminou com um momento de fechamento e compartilhamento dos principais aprendizados da imersão.
Alessandro Sachetti Koch, Coordenador da Qualidade nos Processos, destacou que o objetivo desta iniciativa é o fortalecimento da cultura e a busca de conhecimentos sobre inovação e tecnologia aplicada ao transporte ferroviário. “Fomos muito bem recebidos pelo gestor Silvio Bittencourt e pelas empresas visitadas, vivenciando um dia de aprendizado significativo. Conhecemos soluções que podem agregar valor aos nossos processos e apoiar futuros avanços. Registramos nosso agradecimento especial ao Tecnosinos e ao professor Sílvio pela parceria e pela oportunidade proporcionada”, finaliza.
Celso Schurhoff, Gerente do Departamento de Assuntos Corporativos, lembrou da tradição da Ferrovia Tereza Cristina, que é uma concessionária pública de transporte ferroviário de cargas, que opera uma pequena malha de 164 km, já com 141 anos de existência. “Diante dos novos desafios de sustentabilidade, se vê a necessidade de um novo olhar para o futuro, passando pela tecnologia, inovação e governança, alinhado aos anseios das partes interessadas. Atualmente, as nossas lideranças estão voltadas na operação diária e o caminho mais indicado parece ser as parcerias com quem já está mais avançado neste processo. O Tecnosinos é a nossa referência, pois está estruturado e capacitado a nos apoiar em soluções nos diversos aspectos da nossa operação, que nos proporcionou a grande oportunidade de Imersão em Inovação Aberta”, destaca.
A iniciativa reforça o compromisso do Tecnosinos em promover conexões qualificadas entre empresas, instituições de ensino e agentes de inovação, além de abrir caminho para possíveis colaborações entre o ecossistema gaúcho e a Ferrovia Tereza Cristina em projetos tecnológicos e desafios de transformação digital.