Captação de recursos é tema de apresentação em painel do Sebrae Supera

Recentemente, o professor da Unisinos e coordenador de captação de editais, Pe. Clóvis de Melo Cavalheiro, participou de um painel durante encontro do Sebrae Supera onde pode apresentar seu trabalho na mobilização de recursos, detalhando como combina narrativa clara de propósito, mapeamento estratégico de editais e parcerias, e prestação de contas transparente para engajar financiadores.

De acordo com Pe. Clóvis, na apresentação foi possível mostrar como funciona a captação de recursos na Unisinos, quais plataformas são utilizadas e como são construídos os projetos. “A maioria das pessoas do grupo não está familiarizada com essa linguagem de edital, então minha contribuição foi nesse sentido e o serviço de boletim informativo que fazemos na universidade agora também será compartilhado com o grupo Territórios Empreendedores. Foi uma experiência significativa. Acredito que a universidade pode colaborar muito, tanto com conhecimento quanto com a preparação antecipada de concepções, pois a captação é um percurso, e precisamos criar o hábito de escrever projetos. Estamos organizando representantes por escola para fortalecer esse processo”, completa.

O convite para estar no painel foi realizado por Eliezer Bueno, consultor e sócio do Instituto Aquila de Gestão, destacando que a experiência dele reforçou o ponto-chave: quando há um projeto sólido, alinhado a metas sociais, e uma gestão profissional da captação, o impacto aparece. “Foi um privilégio conduzir, pelo Sebrae Supera, o treinamento sobre Elaboração de Projetos e Captação de Recursos. Projetos bem estruturados são o motor de transformações locais: eles traduzem necessidades da comunidade em iniciativas viáveis, atraem investimento qualificado e entregam resultados mensuráveis de impacto social. Durante a formação, mostramos ferramentas práticas de diagnóstico, planejamento lógico e mensuração de resultados — etapas essenciais para que cada real captado se converta em benefício concreto para a população”, afirma.


09 de Julho de 2025
Destaque Tecnosinos