Cerimônia marca lançamento do Programa de Residência em TIC 55

Recentemente, ocorreu a cerimônia que marcou oficialmente o lançamento do programa Residência em TIC 55 – Apoio a Recuperação do Rio Grande do Sul, parceria entre Unisinos e BRISA com o objetivo de impulsionar carreiras em tecnologia. Na ocasião, estiveram presentes os representantes das instituições envolvidas no programa, como Tecnosinos, Softex, Unisinos, Brisa e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que reforçaram seu compromisso com a execução do projeto.

No evento, várias autoridades do poder público marcaram presença, além de gestores, professores, alunos e equipes envolvidas na execução do programa, associações, entidades e empresários do setor de tecnologias da informação e comunicação (TIC) e, principalmente, os alunos selecionados para o projeto. Durante a cerimônia de abertura, após a manifestação das instituições envolvidas do programa, o público presente teve a oportunidade de assistir a uma palestra do coordenador Pedagógico do Projeto Residência em TIC 55, Paulo Rogério Fona.

Segundo a professora Josiane Brietzke Porto, a palestra marcou oficialmente o período de aprendizagem da etapa de Nivelamento, em que os alunos selecionados participarão de aulas 100% on-line sobre computação básica, com o apoio de professores e monitores previamente definidos pela Unisinos. “A abertura também permitiu esclarecer dúvidas dos selecionados e conhecer o coordenador local e sua equipe, que atuarão na formação e no acompanhamento de toda as etapas do programa de residência, a de Nivelamento e a de Imersão, além de uma primeira oportunidade de integração, networking e de vivência, no campus da Unisinos”, destaca.

Solon Lemos Pinto, vice-presidente da BRISA, agradeceu ao MCTI por confiar à Softex e à BRISA a execução de programa tão importante de formação de profissionais de TI. Agradeceu também à Unisinos pela parceria na execução do programa para alguns dos municípios mais atingidos pela tragédia climática que se abateu sobre o Rio Grande do Sul em maio de 2024. “Reforço aos alunos de São Leopoldo que eles não deixem de aproveitar ao máximo a oportunidade oferecida pelo programa para se desenvolverem em uma especialização do presente e do futuro, não apenas como profissionais, mas também como empreendedores em soluções de TI. A BRISA é uma organização com mais de 36 anos de existência que sempre participou ativamente do desenvolvimento de projetos pioneiros de utilização de novas tecnologias tanto no setor privado, como no público. E por isso sente-se honrada em ser chamada para executar o programa Residência em TIC 55”, afirma.

Para Silvio Bitencourt, gestor executivo do Tecnosinos, o parque é beneficiado como um todo com a ampla geração de novos profissionais que podem atuar nas empresas residentes. “O lançamento do Programa de Residência em TIC 55 representa um marco estratégico para o Tecnosinos e reforça o nosso compromisso com a inovação e o desenvolvimento de talentos. Essa iniciativa vai além da capacitação técnica, promovendo uma integração direta com as demandas do mercado, fortalecendo a base de startups e empresas inovadoras do nosso ecossistema. Ao preparar jovens profissionais com habilidades altamente qualificadas, estamos preparando as empresas do Tecnosinos para enfrentarem os desafios do mercado global de forma mais ágil, competitiva e inovadora, consolidando nossa posição como um polo de excelência em tecnologia e inovação na região”, aponta.


21 de Maio de 2025
Destaque Tecnosinos