Ecossistema de inovação é apresentado ao programa Ativa do Sebrae RS

Na última semana, um grupo de líderes empresariais de diversos setores de sociedade civil esteve reunido no Tecnosinos. Na pauta estava o fortalecimento destes atores, que se uniram após a enchente de maio para pensar e ampliar as conexões entre empresas, poder público e sociedade.
No encontro, representantes de empresas e entidades, como a Acist/SL, estiveram presentes. O momento serviu para o Sebrae/RS apresentar o programa Ativa, que é uma estratégia de ativação da inovação para territórios, criada para impulsionar o desenvolvimento regional de forma estruturada e inteligente. O programa organiza, conecta e fortalece as iniciativas existentes, mapeando atores locais, promovendo a colaboração entre instituições, empresas e o poder público, e estimulando ambientes cada vez mais inovadores. Além disso, o Ativa integra soluções de educação empreendedora e políticas públicas, criando uma base sólida para o crescimento sustentável e a geração de novas oportunidades.
Segundo Glaciélia Bobrzyk, analista de relacionamento do Sebrae, é uma enorme satisfação ver São Leopoldo, um dos principais polos de inovação da região, fazendo parte do Programa Ativa. “A cidade já é referência em inovação e tecnologia, e a integração ao programa reforça o compromisso coletivo de avançar ainda mais. Com o engajamento dos diversos atores que compõem o nosso ecossistema, temos a oportunidade de fortalecer parcerias, ampliar o impacto das iniciativas locais e criar um ambiente ainda mais propício para o desenvolvimento sustentável e a geração de novas oportunidades para toda a região”, afirma.
São Leopoldo se integra ao programa já no terceiro nível, ou seja, como Cidade Empreendedora. No RS somente 18 municípios foram ativados no programa e São Leopoldo está entre eles. O investimento do projeto é de R$ 192 mil. O Sebrae investe R$ 158 mil e o restante é da Unisinos.
Agente à disposição do programa
A grande novidade deste encontro foi o anúncio que o Ecossistema de Inovação de São Leopoldo terá um agente à disposição do grupo. Sua função será mapear o ecossistema local, organizar e fortalecer os movimentos, criar plano de ação e estar presente em todos os encontros representando o Ecossistema de Inovação de São Leopoldo. Também visitará as empresas que fazem parte do Ecossistema. O Sebrae irá preparar o agente antes do início do trabalho que ocorrerá a partir de julho.