Prêmio Roser divulga os vencedores da 13ª edição

Na última segunda-feira, 25, o Prêmio Roser anunciou os ganhadores da edição 2024. Em banca realizada por vídeo chamada, os avaliadores puderam acompanhar as apresentações dos projetos e escolher as três melhores equipes.
O terceiro lugar foi ocupado pelo projeto Balance IA, que quer levar inteligência financeira para pequenos negócios. Os dois criadores da ideia perceberam a grande dificuldade dos empreendedores em controlar as suas finanças, motivo de planejarem um sistema que registre receitas e despesas de forma automática via integração de APIs bancárias, contando com organização completa com plano de contas e geração automática de relatórios financeiros, além de suporte humanizado e uma IA consultora financeira com insights claros e educativos 24h por dia.
Em segundo lugar ficou o projeto ID&IA Log, que tem por objetivo solucionar os problemas logísticos enfrentados no Brasil. Através de um painel de controle logístico totalmente integrado com todos os softwares das empresas de transportes, será possível ter a gestão consolidada em um único local, tendo disponíveis as informações operacionais em tempo real. Além disso, com a aplicação de IA e machine learning, serão apresentados alertas operacionais e análises automatizadas para informar desvios de operação em tempo real.
O grande vencedor foi o projeto Manux, que é uma plataforma headless focada em velocidade e personalização para front-end de e-commerce. Headless é a separação da interface do sistema, permitindo maior flexibilidade, personalização e integração em diferentes canais. Como no mercado tecnológico poucas empresas oferecem esse serviço e a um custo alto, a Manux se propõe a simplificar essas soluções sem que sejam feitos altos investimentos, utilizando uma arquitetura de front-end universal, convertendo os padrões de cada plataforma para um formato unificado, garantindo os melhores indicadores de performance.
Avaliadora na banca, Izabel Santos destacou que o Prêmio Roser é um Programa que fortalece o ecossistema de empreendedorismo e inovação na região. “Ele oferece visibilidade e oportunidade para empreendedores desenvolverem suas ideias em um ambiente que estimula a inovação e a colaboração, proporcionando a transformação de ideias em negócios. Fazer parte da banca de avaliação me permite conhecer ideias de novos negócios e a conexão e colaboração com os empreendedores. Importante destacar que o Prêmio é concedido a projetos que se destacaram por suas ideias inovadoras e pelo impacto positivo que podem gerar na sociedade”, aponta.