GreenTech Park

Em sua segunda fase, o Programa GreenTech Park foi desenvolvido para sensibilizar e promover a gestão sustentável junto às empresas que compõem o Parque Tecnológico TECNOSINOS, oferecendo diagnóstico e planos orientados de autoimplementação possibilitando o aperfeiçoamento ambiental dentro dos objetivos e metas que cada organização se propõe a atingir, disseminando ações socioambientais e agregando valor aos negócios.

O programa é voluntário e gratuito para as empresas participantes e possui metodologia própria e replicável. As métricas e critérios estão embasadsa na importância da sustentabilidade, suas dimensões e sua relação com o meio empresarial, respeitando o nível de empreendedorismo e maturidade de cada organização participante. Está ainda em conformidade com normas de certificação como a ISO14001, CERNE e Sistemas de Gestão Ambiental (SGA), todos já implantados no Parque e na UNISINOS, e contemplam os aspectos ambientais, econômicos-empresariais e sociais (âmbitos da sustentabilidade).

Na prática, são avaliados os requisitos obrigatórios em torno de legislação e sistema de gestão ambiental, aspectos mais específicos de boas práticas sustentáveis da empresa (redução de resíduos, economia/otimização energética e de água, etc) e ainda aspectos envolvendo melhoria contínua, ações sociais, comunicação com clientes e comunidade, políticas éticas, dentre outros.

O GreenTech Park reconhece atualmente a participação de mais de 50 empresas e startups instaladas no complexo tecnológico através de um Ecosselo Institucional nos níveis Silver, Gold e Platinum que sinaliza cada uma delas como uma organização que está engajada em melhorar o desempenho ambiental de seus produtos e serviços, que atua de forma transparente no que diz respeito aos impactos ambientais e que possui responsabilidade socioambiental.

VANTAGENS PARA AS EMPRESAS PARTICIPANTES

  • Abertura de novos mercados e melhoria da competitividade: os consumidores têm preferido produtos ecologicamente corretos. O mercado reconhece e valoriza organizações ambientalmente conscientes.
  • Atributo para captação de recursos: instituições financeiras, investidores e seguradoras têm inserido em seus critérios a avaliação do desempenho ambiental.
  • Redução de custos: redução de custos com a redução de desperdício, gastos e consumo consciente.
  • Melhoria contínua: o programa oferece orientações personalizadas de acordo com o momento de conformidade socioambiental de sua empresa.
  • Atração de talentos: é cada vez maior o número de pessoas que prefere trabalhar em empresas ambientalmente conscientes.
  • Divulgação e posicionamento: as empresas que oferecem mais informações sobre o seu desempenho ambiental melhoram as relações com investidores, fornecedores e consumidores.

COMO PARTICIPAR

1. Quem pode participar do programa?

O programa está disponível para todas as empresas localizadas no Parque Tecnológico Tecnosinos. O processo de participação se dá, primeiramente, pelo interesse das empresas em incorporar boas práticas ambientais à cultura da empresa.

2. Qual o custo de participação?

O custo de participação é zero. Só é necessária a incorporação das boas práticas ambientais recomendadas por parte das empresas participantes.

3. Como funciona?

A empresa interessada realiza um diagnóstico online elaborado através de um conjunto de métricas de sustentabilidade. Ao finalizar a pesquisa online, a empresa recebe um report de recomendações de boas práticas ambientais para que possam manter ou evoluir seu desempenho e o Ecosselo Institucional o reconhecendo a performance alcançada – modalidade Silver, Golden ou Platinum.

4. Como participar?

A empresa interessada deve entrar em contato com a Unitec e indicar seu representante que receberá orientações quanto à realização do diagnóstico e iniciar seu plano de melhorias a partir das recomendações personalizadas.