No ano de 1996, tiveram início as negociações para a criação do Polo de Informática de São Leopoldo
Participaram do processo a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de São Leopoldo (Acis/SL), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Associação das Empresas Brasileiras de Software e Serviços de Informática - Regional do RS (Assespro/RS), Sindicato das Empresas de Informática do Estado do RS (Seprorgs), Sociedade Sul-Rio-Grandense de Apoio ao Desenvolvimento de Software (Softsul) e Prefeitura Municipal de São Leopoldo.
A Unisinos se comprometeu a construir e administrar uma incubadora e um condomínio de empresas. A inauguração ocorreu em 30 de junho de 1999.
Ao completar 10 anos, o arranjo tecnológico foi rebatizado para Tecnosinos, o Parque Tecnológico de São Leopoldo
Em 2011, a Incubadora UNITEC – Unidade de Inovação e Tecnologia, recebeu o prêmio de segundo lugar na Premiação Best Science Based Incubator, promovido pela The Technopolicy Network e Centre for Strategy and Evaluation Services (CSES).
Em Novembro de 2012, a empresa SBPA Simulator, empresa incubada na UNITEC, recebeu o 1º Lugar no Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador na Categoria Melhor Empresa Incubada de 2012, promovido pela ANPROTEC.
Em 2013, a Incubadora UNITEC – Unidade de Inovação e Tecnologia, recebeu o prêmio de terceiro lugar na Premiação Best Science Based Incubator, promovido pela The Technopolicy Network e Centre for Strategy and Evaluation Services (CSES).
A UNITEC – Unidade de Inovação e Tecnologia da Unisinos, também em 2014, recebeu o Primeiro Lugar em Sustentabilidade e a honraria máxima: o Prêmio Global de Melhor Incubadora, do Technopolicy Network.
Em 2014, pela segunda vez, o parque foi escolhido, pela Anprotec - Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, o melhor Parque Tecnológico do Brasil.
|