Programa de incubação é tema de reunião da governança do Tecnosinos

As mudanças no programa de incubação do Parque Tecnológico São Leopoldo (Tecnosinos) foi um dos temas abordados na reunião da governança do parque, realizada nesta terça-feira, 7. Na oportunidade, a diretora do Tecnosinos, Susana Kakuta, apresentou as principais alterações no processo de seleção das startups. Entre as novidades, destacam-se as modalidades de pré-incubação e incubação a distância. “Startups são empreendimentos de risco. Estudos apontam que, de cada 100 ideias, apenas uma se consolida como negócio. É um longo caminho, que precisa de apoio”, destaca Susana.

Outra alteração importante é na avaliação dos projetos, cuja avaliação será permanente. A banca vai avaliar diversos aspectos relacionados às áreas estratégia de negócios, mercado, tecnologia, potencial inovador, equipe e capital. “Uma ideia inovadora, muitas vezes, esperava até três meses para poder participar da banca de seleção. Com a mudança, vamos poder auxiliar os jovens na maturação da ideia, encaminhando para a modalidade mais adequada. Nossa meta é elevar das atuais 33 para 100 startups nos próximos cinco anos”, explica Susana.

Também participaram da reunião o reitor da Unisinos, Marcelo Fernandes de Aquino, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi e o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de São Leopoldo (ACIST-SL), Oldemar Plantikow Brahm.

Sobre a governança
A governança do Tecnosinos se estabelece na intersecção entre o setor público, privado e academia, de acordo com o modelo conhecido como Tríplice Hélice. A Prefeitura Municipal de São Leopoldo representa o poder público, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de São Leopoldo (ACIS-SL) e o Polo de Informática de São Leopoldo representam as empresas e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) completa o tripé. As responsabilidades são compartilhadas, mas entre as atribuições de cada parte envolvida está em comum o objetivo de fomentar o empreendedorismo inovador e constituir o Tecnosinos em uma ferramenta para o crescimento do desenvolvimento ambiental e socioeconômico.


07 de Maio de 2019