Wedy: Casamentos remotos para superar a pandemia

Ninguém esperava por uma crise socioeconômica tão forte. E em nossa frente está a devastação que a pandemia gerada pela Covid-19 causa em questões sanitárias e também na economia global como um todo.

Todo mundo foi pego de surpresa, e quase ninguém tinha um plano B para colocar em ação. Mas mesmo assim, se reinventar, entender o cenário e se ajustar ao mercado é uma atitude que faz parte obrigatória das rotinas de startups que pretendem sobreviver durante este momento.

É hora de revisar o planejamento, se adaptar ao novo panorama e tentar, no mínimo, manter alguma estabilidade durante os dias tempestuosos ditados pelo coronavírus. E claro, na medida do possível, fazer isso de casa, já que o isolamento é a melhor medida de prevenção à doença até o momento.

O bom é que no caso da maioria das startups, existe facilidade para a tomada decisões de forma ágil, o que pode ajudar a encontrar soluções para mudar, nem que seja temporariamente, o rumo dos negócios. Por outro lado, muitas delas dependem de poucos clientes grandes, ou de muitos clientes pequenos. E como em plena crise não há um padrão seguro de negócio, o cenário de hoje pode tornar as startups mais sensíveis à retração do mercado.

Porém, a criatividade pode ser uma válvula de escape para manter a fluidez dos negócios. Um exemplo muito interessante é a Wedy, startup incubada no polo da Tecnosinos, que atua no setor de casamentos. Através de uma plataforma tecnológica moderna, a empresa auxilia os noivos a planejar, organizar e compartilhar as emoções do casamento em sintonia direta com os convidados.

Com excelente avaliação dos usuários, a empresa já promoveu mais de 200 mil cerimônias. Porém, o negócio sofre o impacto desde a metade de março, quando ocorreu a suspensão de eventos por decretos governamentais.

“O setor praticamente parou. Milhares de casais em todo o Brasil precisaram adiar os seus casamentos, o que afetou em mais de 80% a receita da empresa”, revela a Mariana Hausladen, Relações Públicas e Head of Marketing da Wedy.

Ela explica que com o mercado de casamentos parado, a Wedy entendeu que este seria um um momento de organização e planejamento por parte de noivos e fornecedores. “ A Wedy segue com seu propósito de, através de uma plataforma tecnológica, auxiliar os noivos durante o planejamento e todas as etapas dessa jornada”, salienta.

Visando oportunidades

Para manter tudo em ordem enquanto aguarda a retomada dos negócios, a empresa trabalha na fase final da construção de um novo Site dos Noivos e uma nova Lista de Presentes, com o foco em melhorar ainda mais a experiência do casamento dos clientes, festividades que possivelmente ocorrerão a partir do segundo semestre deste ano.

“Com o adiamento de tantos casamentos ao redor do Brasil, enxergamos a oportunidade da construção de uma plataforma para realização de casamentos remotos”, conta a Relações Públicas. Segundo Mariana, a Wedy lançará nos próximos dias uma ferramenta, que será disponibilizada dentro do próprio site de casamento dos noivos, na qual eles poderão receber até 50 convidados para uma webconferência.

A novidade é uma opção para minimizar a frustração dos apaixonados que tiveram seus eventos afetados pela pandemia, facilitando a realização de casamentos e celebrações remotas. Uma belíssima atitude para manter os corações felizes mesmo nos delicados momentos de distanciamento social.

Sem contar que a Wedy é uma plataforma 100% gratuita e sem limite de tempo para uso. O que neste período excepcional, onde muitos eventos e casamentos estão sendo adiados, serve como uma prática solução. “Este se tornou o nosso grande diferencial competitivo”, diz Mariana.

Equipes 100% adaptadas ao novo cenário

Agora durante a pandemia, tudo é feito de casa. De acordo com Mariana, desde as primeiras recomendações do Ministério da Saúde quanto ao papel fundamental do distanciamento social para a contenção do coronavírus, a Wedy vem adotando a modalidade de trabalho 100% remoto, o famoso Home Office.

“Enquanto empresa de tecnologia, sabemos que temos o papel fundamental de proporcionar modalidades alternativas de trabalho, utilizando a nossa área de domínio e prezando pela saúde de nossos colaboradores.” De acordo com a profissional, a utilização de ferramentas para integração da comunicação interna entre os colaboradores e as equipes sempre fez parte da rotina de trabalho da Wedy, e agora o uso desses recursos foram intensificados.

Ainda no nível operacional, a empresa adotou novas práticas para se adaptar às rotinas impostas pela crise sanitária. “As reuniões presenciais, por exemplo, foram substituídas por salas de webconferência, e até mesmo o nosso happy hour agora acontece em salas de jogos online”, explica.

Distante, mas sempre próxima, a Wedy destaca que se colocou à disposição dos noivos para auxílio em quaisquer alterações necessárias nos eventos desde o início da crise sanitária. ”Também entendemos que este é um momento delicado para todos do setor, por isso, intensificamos o nosso relacionamento com estes fornecedores”, conclui Mariana.


19 de Maio de 2020
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